default
Publicidade: default

Compra online é uma experiência coletiva, mostra pesquisa sobre avaliações 

default
Por: Helena Canhoni

Jornalista

Bacharel em Comunicação Social pela ESPM. Experiência em tráfego pago, cobertura de eventos, planejamento de marketing e mídias sociais.

A empresa entrevistou 800 brasileiros, conectados à internet, de todas as faixas, classes sociais e regiões do país, entre os dias 12 e 18 de maio de 2023. A pesquisa ocorreu através de um questionário em formato online. A margem de erro é de 3.1 pontos percentuais. 

Impacto das avaliações

O Guia dos Melhores comunica que as avaliações desfavoráveis não possuem um impacto tão significativo nas conversões de venda se houverem comentários positivos que equilibrem os negativos.

default
Fonte: Guia dos Melhores

No caso da empresa Airbnb,  o estudo Local Customer Review Survey da BrightLocal’s (2014), demonstrou que 88% das pessoas se informam a partir dos comentários antes de alugar um imovél, sendo que 85% consideram um volume de dez ou mais avaliações.

Os números evidenciam como as avaliações funcionam bem, as pessoas desejam saber como outras experimentaram o produto ou serviço para poder basear sua própria compra, conta Scherer.

O Guia dos Melhores mostra que mais da metade dos entrevistados (53%) usa como principal critério o número de avaliações disponíveis para decidir sobre a compra. A nota atribuída ao produto também auxilia a decisão para quatro em cada dez clientes, representando 38%.

default
Fonte: Guia dos Melhores

Uma geração preocupada

De acordo com a pesquisa, os Millennials ou Geração Y (1981-1995), apresentam maiores preocupações com as avaliações quando comparados a Geração Z (1995-2010).

Publicidade: Banner