A adoção do e-commerce na jornada de compra do consumidor brasileiro está maior em lojas de vestuário, segundo a Visa Consulting & Analytics. Os dados da empresa de pagamentos mostram que, em 2022, o segmento contou com crescimento acima de 16% em transações online.
O índice, encontrado na comparação com 2021, mostra ainda outras questões voltadas à digitalização no Brasil. Em termos regionais, por exemplo, Espírito Santo e Paraná contam com aumento superior a 50% em transações online relacionadas à moda.
Os estados que apresentaram maior crescimento nas transações físicas e virtuais com credenciais Visa nas compras de roupas no período foram Espírito Santo (mais de 30%) e Ceará, Paraná, Minas Gerais, Amapá, Sergipe e Amazonas (todos entre 25 e 30%).
“O consumidor brasileiro está se rendendo aos benefícios da compra online. A representatividade dessas transações para o setor de moda apresentou mudança de comportamento nos últimos anos e praticamente dobrou de tamanho após a pandemia. Isso é um reflexo de uma grande movimentação da indústria em busca de soluções de segurança, omnichannel e inovação para melhorar a experiência do usuário”, pontua Fernando Pantaleão, vice-presidente de Vendas e Soluções para o Comércio da Visa do Brasil.
A base é de compras utilizando credenciais Visa entre janeiro de 2021 e dezembro de 2022 no país, levando em consideração lojas de departamentos e de roupas e acessórios.