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Como conciliar as informações da sua loja física e do marketplace

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em arte, literatura e filosofia pela PUC-RS. Atua no mercado digital desde 2018 com produção técnica de conteúdo e fomento à educação profissional do setor. Além do portal, é editora-chefe da revista E-Commerce Brasil.

Em época de isolamento social, muitas lojas físicas viram no online a saída para continuarem operando. E mais do que “contornar prejuízos”, vários lojistas viram suas vendas crescerem mais do que o esperado ao aderir ao comércio eletrônico.

Mais barato e mais rápido do que montar a sua própria loja, muitos estão optando pelos marketplaces para adentrarem ao mundo do comércio digital. As vantagens vão além da agilidade e do baixo custo: você conta com uma marca forte e consolidada, que vai te fornecer estrutura, ferramentas e treinamentos necessários para operar na plataforma. Parece uma boa solução, não é?!

Mas muitos lojistas ainda ficam receosos de abraçar o e-commerce enquanto mantêm a sua loja física. Isso porque eles não têm a estrutura necessária para manter duas operações, com estoques e equipes diferentes. Mas e se você soubesse que não precisa ser assim?

Conheça as integradoras

Hoje, existem ótimas soluções no mercado que agrupam e conciliam as informações das duas lojas: tanto a física, quanto a disponível no marketplace. São as chamadas integradoras. Quando você contrata este serviço, você contrata um software que vai centralizar todos os SKUs e os pedidos recebidos em todos os diferentes canais.

Ao conseguir centralizar as informações cruciais da sua loja (vendas, estoque, devolução etc), você conseguirá gerar relatórios completos dos pedidos e receitas, o que te dará uma visão ampla do seu negócio e das decisões que precisa tomar sobre ele.

Quais as vantagens de uma integradora?

Se a facilidade de ter todas as informações da sua loja em um só lugar, com relatórios específicos e muito úteis não for vantagem o suficiente para você se convencer de que o seu negócio precisa de uma integradora, confira a seguir outros benefícios que vão facilitar o dia a dia da sua operação:

1. Gestão eficaz de estoque

Com uma integradora, fazer o controle do seu estoque fica muito mais fácil! Isso porque, com este serviço, você reduz as chances de vender itens sem que eles estejam disponíveis.

2. Facilidade para disponibilizar os mesmos itens em diversos marketplaces

A função de uma integradora é justamente reunir e conciliar todas as informações da sua loja. Sendo assim, você consegue estar presente em diversos canais de forma fácil, porque é a integradora que vai levar para a plataforma do marketplace as informações do seu estoque. Não há a necessidade de subir item por item em cada canal em que você atua.

3. Análise de desempenho de vendas pela integradora

Cruzar informações manualmente não parece uma tarefa fácil — principalmente se você está em mais de um canal na internet. Mas saiba que uma integradora faz isso por você. Através dos dashboards e gráficos, é possível identificar o comportamento de vendas em cada canal. Assim, você consegue aumentar a sua produtividade e suas vendas!

4. Emissão automática de nota fiscal

Ao utilizar uma integradora, a emissão de nota fiscal é automática. Assim, você não corre o risco de pular esta etapa ou fazer a emissão com dados errados.

5. Economia de tempo nos processos

Por ter todas as informações do seu negócio em uma só plataforma, você poupa muito tempo operacional no cadastro de itens, gestão de pedidos, atualização de estoque etc. Com isso, você pode focar no desenvolvimento de estratégias e na gestão da sua loja.

Os lojistas do B2W Marketplace, por exemplo, contam com um super apoio para integrarem sua loja física à plataforma da B2W. A SkyHub, integradora do próprio marketplace, fornece o serviço de forma gratuita, assim, os lojistas não precisam se preocupar em conciliar as informações das duas frentes da sua operação. E para quem também está presente em outros marketplaces, basta contratar a integração com esses outros canais. Simples e rápido!

E você, já pensou em levar o seu negócio para o marketplace e expandir a sua atuação no mercado? Este é o momento ideal. E lembre-se: uma integradora pode fazer todo o processo ser mais simples para você, que está começando no online.

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