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Conferência Beauty 2023: entretenimento é ferramenta para categoria de beleza, afirma executivo do Tik Tok

Por: Helena Canhoni

Jornalista

Bacharel em Comunicação Social pela ESPM. Experiência em tráfego pago, cobertura de eventos, planejamento de marketing e mídias sociais.

A Conferência Beauty 2023, evento do E-Commerce Brasil, aconteceu nesta quarta-feira (13) e convidou ao palco Rodrigo Girodo, business partner manager do Tik Tok. Discorrendo sobre as características da plataforma, o executivo detalha a estrutura única da categoria de beleza, incluindo o funil de vendas utilizado pela organização.

Imagem: Rodrigo Girodo, business partner manager do Tik Tok, na Conferência Beauty 2023/Imagem: Ruan Carlos

Rodrigo explica que o Tik Tok é uma plataforma desenhada para a interação das pessoas através do entretenimento, em função de uma necessidade dos consumidores que não é suprida pelas redes sociais.

“Entretenimento é além da risada, podemos ensinar e modificar os comportamentos”, declara.

Mercado de beleza

Entrando no mundo específico da categoria de beleza, o convidado declara que houve uma mudança no comportamento dos consumidores, assim como nos valores do segmento. “O conceito de beleza mudou: beleza agora é sentir-se bem ao invés de parecer bem”. 

Destacando a abrangência da plataforma, o palestrante compartilha as cinco subcategorias de beleza com maiores visualizações: cabelo (70 bilhões), maquiagem (30 bilhões), unhas (29 bilhões), skin care (25 bilhões) e perfume (5 bilhões).

Ademais, dentro da empresa a estratégia de sistemas emergentes é vigente. Em movimento contrário a uma lógica hierárquica – distribuição de poder de cima para baixo –, a companhia aposta na distribuição do poder através de conexões. 

Isso significa que as micro comunidades ditam o que se torna uma tendência, um sistema de baixo para cima (bottom up).

“O aplicativo é considerado como o centro da cultura popular, a plataforma acompanha a cultura e 80% das pessoas consideram o Tik Tok como um criador de tendências”.

Aconselhando as marcas, Girodo afirma que a diversidade é necessária para as empresas. Estas devem entrar no dia a dia do consumidor de diferentes formas. 

Além disso, em termos monetários, o gerente reforça: “as jornadas de beleza no Tik Tok incrementam até 40% os gastos dos consumidores”.  

Estratégia Tik Tok

Completando sua fala Rodrigo desdobra cada uma das cinco etapas do funil de compra para um consumidor no Tik Tok: 

Descoberta: momento de não falar sobre a marca, mas sim entreter o consumidor mostrando um lado  diferente da empresa;

Consideração: é a contextualização do produto em um cenário de compra, um momento com menos fricção para compra;

Review e educação: empoderamento dos consumidores, possibilitando que o cliente tenha autoridade para compartilhar suas experiências, opiniões e comentários sobre o produto;

Participação e engajamento: um convite para que o consumidor se entretenha com a marca, possibilidade de co criação, por exemplo;

Compra: momento final, levar em consideração que os consumidores são sensíveis a preço, oferecer uma oportunidade exclusiva.

Para finalizar, Girodo apresenta algumas dicas para promover o melhor entretenimento para os consumidores: crie um momento, intensifique o momento, promova o engajamento da audiência, continue conversando e por fim, converta o usuário.