Cliente conectado: conheça os benefícios da tokenização para o e-commerce
A transformação digital nas empresas caminha diretamente com o avanço da tecnologia, e não poderia ser diferente. Hoje, o cliente está cada vez mais empoderado e conectado. E, pensando em soluções de pagamento, a desconstrução do cartão de plástico já é realidade com a tokenização. Mas o que é isso?
A tokenização é o nome dado à operação que substitui dados confidenciais por um número digital. Ou seja, é um número veiculado a um cartão, que pode ser utilizado em serviços online em gateway de pagamento, como pulseiras e relógios.
“Não há mais cartão de crédito, débito, mas sim credenciais de pagamento que evoluem conforme a tecnologia. E a inovação é centrada no ser humano”, explica Percival Jatobá, vice-presidente de Soluções e Inovações da companhia da Visa do Brasil.
“Por exemplo, vamos supor que você tem uma assinatura de algum serviço recorrente como transporte ou streaming. Quando o seu cartão expira ou é roubado, você precisaria atualizar todos os dados e todo o cadastro com as informações do novo cartão. Com a tokenização, isso não aconteceria. Uma credencial de pagamento é gerada para cada estabelecimento comercial e o consumidor não precisaria mais atualizar os dados do plástico” completa o executivo.
A tokenização aumenta a agilidade e a proteção nas transações, mas os benefícios não param por aí. Para os emissores, há redução nos custos de reemissão de cartão e preserva o status de “top-of-wallet”.
Para o e-commerce, a tokenização evita a perda de cartão expirado, protege a reputação em caso de falhas de segurança e atualiza automaticamente as credenciais de pagamento. Já para o consumidor, as principais vantagens são menos transtornos na troca de cartões e a proteção do histórico de compras e crédito.
Comentários