Neste Natal, o consumo no comércio eletrônico deve crescer 20% em relação a 2010. Em média, os consumidores devem gastar R$ 350, tendo no carrinho virtual produtos como eletrodomésticos, itens de informática, eletrônicos e produtos de saúde, beleza e medicamentos.
Embora o crescimento das compras no e-commerce seja menos expressivo que o registrado entre 2009 e 2010, quando houve alta de 40% nas compras, o número de pedidos deve ser 25% maior do que em 2010, totalizando um gasto total de R$ 2,6 bilhões.
De acordo com o levantamento realizado pela e-bit e divulgado nesta quarta-feira (16), entre os motivos para a desaceleração, estão o menor crescimento econômico, a queda no poder de compra, a crise internacional que tem afetado a economia e a motivação para comprar produtos de maior valor e com parcelamento de longo prazo. Além disso, o estudo aponta a greve dos Correios como impacto negativo sobre as vendas no comércio eletrônico.
Entrega
De acordo com o estudo, os empresários do e-commerce investiram em infraestrutura, tecnologia e capacitação profissional ao longo do ano, porém, mesmo com esses investimentos, para evitar problemas, o consumidor deve se preparar para as compras, a fim de garantir que todos os presentes sejam entregues no prazo desejado. “O e-consumidor deve se precaver e realizar suas compras com antecedência, para garantir que seus presentes cheguem a tempo das comemorações. Além disso, deve sempre estar atento ao realizar uma compra virtual, certificando-se da seriedade da loja e também das condições oferecidas. Vale lembrar que a e-bit oferece um serviço para auxiliar o e-consumidor que, eventualmente, se depara com problemas na entrega dos produtos: o e-bit Ajuda”, explica a diretora da e-bit, Cris Rother, diretora da e-bit.
Reclamações
Para poder utilizar o serviço de reclamação, o consumidor deve fazer uma comparação de preços pelo Buscapé ou Bondfaro, efetuar a compra em uma loja conveniada à e-bit e responder à pesquisa bitConsumidor, disponível no final do processo de compra.
O usuário pode também realizar todo esse processo após pesquisar uma oferta pelo site da própria e-bit. Após esse procedimento, o consumidor receberá um número de protocolo, que o permitirá reclamar em caso de atraso na entrega, dentro do Confiômetro.
Com informações de Camara-e.net