De acordo com informações da pesquisa Consumer Electronics Association (CEA), mais da metade dos consumidores (58%) disseram que preferem procurar informações em seus dispositivos mobile enquanto compram, ao invés de falarem com um funcionário na loja física. De acordo com a pesquisa isso acontece principalmente entre os consumidores com idades entre 25 e 44 anos e entre os clientes do gênero masculino.
Quando os consumidores ignoram o atendimento na loja física, parecem ficar satisfeitos com as informações encontradas por eles mesmos – mais que os produtos mostrados na loja física ou catálogos e materiais oferecidos pessoalmente: cerca de dois terços dos entrevistados disseram que acharam as informações armazenadas em seus dispositivos mobile mais úteis que as informações fornecidas na própria loja física.
Segundo a CEA, 60% dos consumidores mobile usavam seus dispositivos móveis para auxiliar na compra de eletrônicos enquanto estavam na loja física. Eles também usaram seus dispositivos mobile para buscar mais detalhes dos produtos, verificar os comentários e críticas dos outros consumidores, ou comparar preços enquanto compravam produtos alimentícios (55%), vestuário (47%), calçados (45%) e produtos de beleza e saúde (39%).
Por outro lado, uma pesquisa da Deloitte mostrou que os dispositivos móveis usados antes ou durante as compras na loja converteram ou ajudaram a converter cerca de $600 bilhões de dólares em vendas na indústria varejista norte-americana em 2013, ou 19% do total das vendas das lojas físicas. Quanto mais informado o consumidor, mais confortável ele estará em concluir a compra.
Com informações de: eMarketer