Por conta dos acontecimentos recentes relacionados ao coronavírus, o comportamento de compra dos consumidores se alterou. O Brasil apresentou um aumento nas compras online de 73% em março, como apontam dados levantados pela Cashback World.
Os marketplaces se destacaram nas vendas pela plataforma no mesmo período, representando um aumento de 242% das vendas nesta categoria.
Ainda segundo o levantamento, que compara os resultados de fevereiro e março de 2020, entre as categorias de maior destaque em aumento de vendas na plataforma, estão Pets (209%), Saúde & Beleza (91%), Alimentos & Bebidas (28%), Eletrônicos (14%) e Farmácias (10%). Em compensação, as categorias que apresentaram as maiores quedas foram Moda (-91%), Casa (-61%) e Viagem (-62%).
“A queda de consumo com relação à categoria Viagem não é uma surpresa, mas é interessante observar a movimentação das categorias Pets, Alimentos & Bebidas e Moda. As pessoas estão consumindo itens de necessidade e também aqueles que a façam se sentir bem durante o momento, nesse sentido, moda parece ter se tornado uma preocupação secundária, de acordo com os dados”, analisa Roberto Freire, CEO Américas da myWorld, operadora da Cashback World no Brasil.
“O aumento de itens para Crianças e Bebês, que agora estão em casa, também não é surpreendente mas é importante mantermos a atenção as próximas movimentações. Ainda é cedo para definirmos um padrão”, afirma o executivo.
Brasil e Américas
A Cashback World também fez um recorte a nível Américas para estudar o comportamento de compras do consumidor.
Este recorte engloba os Estados Unidos, Canadá, Brasil, México e Colômbia e mostra uma tendência parecida com a do Brasil, com os marketplaces liderando as vendas, seguidos pelas categorias Crianças e bebês (177%), Casa (99%), Saúde & Beleza (99%), Farmácia (61%), Alimentos & Bebidas (23%), entre outras.
Enquanto a maior retração apareceu nas categorias: Presentes/Flores (-81%), Carros e Acessórios (-70%) e Viagem (-37%), segundo a empresa.
E-commerce se ajustando
Segundo a Cashback World, essa movimentação toda é um fenômeno ainda novo e que está em ajuste. O comércio online está sentindo a pressão da alta demanda e necessidade cada vez maior de estruturação e tecnologia, principalmente, no tocante a logística.
Ainda de acordo com dados, houve um aumento de 119% de novas Empresas Parcerias na categoria marketplace, na comparação entre fevereiro e março, no Brasil, o que demonstra uma maior procura das empresas para entrarem no comércio online e para oferecerem mais vantagens para os seus clientes, garantindo a sobrevivência do negócio.
Já os consumidores, tentam redefinir suas rotinas e hábitos, comprando de forma segura e inteligente, cada vez mais em busca de descontos e benefícios, como o cashback (dinheiro de volta).
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