A partir desta quinta-feira (4), o navegador Chrome, do Google, passa a bloquear cookies de terceiros. A alteração acontecerá, em primeiro momento, somente para 1% dos usuários.
Usados para segmentação de anúncios publicitários de terceiros, os cookies armazenam os dados de navegação dos usuários. A mudança chegará para todos no segundo semestre de 2024 em diante, afirma a companhia.
O 1% inicial receberá uma notificação acerca do bloqueio ao iniciarem o navegador; o aviso vai aparecer em computadores e celulares que sejam Android.
Uma nova realidade
A nova medida, nomeada de ‘proteção antirrastreamento’, integra a iniciativa Privacy Sandbox. Por meio desta, a empresa visa explorar uma alternativa com maior aporte em privacidade.
Dentro do novo modelo, as informações chegarão aos anunciantes de maneira anônima. Outra possibilidade é a utilização da ferramenta Topics, responsável por filtrar usuários segundo interesses baseados em sites visitados.
A big tech ainda esclarece a diferença entre publicidade fundamentada em interesses e publicidade contextual. Para a segunda alternativa o “objetivo é corresponder anúncios ao conteúdo da página que o usuário está visitando”.
Em determinados sites algumas instabilidades podem acontecer, por conta da magnitude da mudança. O Google explica que, para saná-las, o usuário pode re-ativar, temporariamente, os cookies de terceiros clicando no ícone em formato de olho localizado na barra de endereço.
Fonte: Olhar Digital