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Copa do Mundo, Black Friday e Natal: especialistas mostram como potencializar vendas no fim do ano

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

O último trimestre de 2022 está marcado com datas importantíssimas para o varejo: Copa do Mundo, Black Friday e Natal. Em um ano marcado com a volta da vida social após dois anos de pandemia, o planejamento se torna ainda mais essencial para conseguir aproveitar bem os momentos. Anna Araripe, head de Planning, Insights e Promotions no Mercado Livre, Diego Santos, gerente sênior de Marketplace, e Fernando Baialuna, Business Unit Director na GfK conversaram sobre este momento no Mercado Livre Experience, na quarta-feira (31), e deram dicas valiosas para os negócios.

Atenção redobrada no período, ainda mais porque as datas vão se entrelaçar, uma vez que o jogo de estreia da seleção brasileira na Copa do Mundo do Catar será na quinta-feira, 24 de novembro, véspera da Black Friday, segundo Santos.

“Neste momento, precisamos ser otimistas, mas com cautela. O planejamento de curto prazo já passou, agora é aproveitar as oportunidades. Com a saída da pandemia, o consumidor chega com novas necessidades”, diz Baialuna. Ele explica que vale separar o perfil do consumidor em dois: o com bolso reduzido e o com bolso dividido. “O consumidor com o bolso dividido quer voltar a investir no social, lazer e serviços. Já o com bolso reduzido é aquele com poder aquisitivo menor, por isso é necessário ofertas diferentes”, diz.

Bolso cheio na Copa do Mundo

Para o consumidor com bolso dividido, o especialista lembra que, além da Copa do Mundo e da Black Friday, o lançamento do 5G traz oportunidade de aceleração nas vendas de smartphones mais modernos e de outras categorias com telas e correlatas. “É preciso saber o que ofertar em cada momento, oferecendo o mix de produtos certos em cada período”, conta.

Segundo Araripe, apesar de as datas estarem entrelaçadas, o comportamento do consumidor é bem marcado. “Com a abertura da Copa e o jogo da seleção, o consumidor começa a pensar no que vai comprar um mês antes do evento. As buscas por telas, por exemplo, devem crescer 8% no início de outubro. No início da competição deve ocorrer outro pico. Na Copa da Rússia, em 2018, as buscas por celulares também cresceram cerca de 25% do que em períodos normais. O varejo como um todo vem aprendendo a antecipar as compras e neste ano não deve ser diferente. O segredo é garantir boas ofertas em novembro, dando chance de o consumidor comprar antes”, ensina.

Ainda de acordo com Ana, quando pensamos nestas datas é necessário lembrar de dar fôlego ao Natal, com reforço no estoque e ajuste nos preços, para começar dezembro. “Os dias 5 e 15 de dezembro são fundamentais porque é quando o brasileiro estará com dinheiro no bolso após o recebimento do 13º salário. Este é um ano de recuperação, mas com gastos limitados. Depois, temos um pico de compras de última hora, entre os dias 21 e 23 de dezembro.

Categorias mais importantes

Os especialistas também apontaram as categorias que mais prometem no próximo trimestre. “Fritadeira elétrica é uma das grandes estrelas e vai trazer oportunidade ao longo da Black Friday, bem como produtos clássicos, como smartphones e outros relacionados à informática. Pranchas modeladoras também devem manter o sucesso que teve durante a pandemia, porque as pessoas voltaram a sair, mas aprenderam a fazer o cabelo em casa”, pontua Baialuna.

Produtos de ritualização também devem vender bem, como churrasqueira e chopeira por conta da oportunidade com a Copa do Mundo, assim como alimentos, carnes e bebidas. “Quando a pessoa vai assistir à Copa, ela quer assistir em uma TV legal, em um rack bonito, por exemplo. Por isso é bom pensar em categorias correlatas”, afirma Santos. “Maquiagem, roupas verdes e amarelas e itens de preparação para receber em casa”, complementa Araripe.

Santos ainda ressalta a importância de planejamento comercial robusto. “O planejamento precisa constar o que vai comprar, precificação, planejamento de estoque, o que estará disponível para o cliente, calendário promocional, entre outros. É necessário saber quando as vendas vão começar a bombar para não deixar para a última hora”, aconselha.

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Por Dinalva Fernandes, da redação do E-Commerce Brasil