Os Correios e a Administração Regional do Paranoá (DF) lançaram na terça-feira (27) um canal de atendimento para os moradores da região receberem diretamente os seus objetos postais: o locker Correios, um armário exclusivo para entrega de encomendas.
Segundo os Correios, a solução traz mais conveniência à população, principalmente para aqueles que não podem receber suas encomendas durante o dia ou quando o destino se trata de um condomínio sem portaria, por exemplo. Cerca de 6 mil famílias, moradoras do Paranoá Parque e Itapoã passam a ser atendidas por mais este canal de atendimento.
Com o locker, que tem capacidade de distribuição de até 40 objetos por dia, a expectativa é ampliar a efetividade da entrega e trazer maior comodidade àquela população.
Segundo o presidente dos Correios, Floriano Peixoto, a instalação do terminal é a resposta da empresa à comunidade do Paranoá, que demanda um serviço público inovador e moderno. “ Esse projeto é também uma iniciativa dos Correios para promover a inclusão social e digital: em tempos de crescimento do e-commerce, popularização dos smartphones e aumento da conectividade, levar facilidade e conveniência às regiões afastadas dos grandes centros é uma prioridade para a empresa”, afirmou.
Para o administrador regional do Paranoá, Sergio Damaceno, a instalação do equipamento na cidade é uma importante vitória aos moradores. “A população do Paranoá ainda não conta com agência dos Correios nem com a distribuição em todos os condomínios do Paranoá Parque, que possui, atualmente, 40 mil moradores. A nossa ideia, no futuro, é solicitar a implantação de uma agência na cidade, mas, até lá, o locker vem para facilitar a vida da população que precisa dos Correios”, disse o dirigente.
Os Correios ressaltam que o serviço não gera qualquer custo adicional aos destinatários, que poderão acessar gratuitamente o equipamento instalado na Administração Regional.
Os Correios ainda planejam lançar outros nove lockers no Distrito Federal até janeiro de 2021. As cidades de Ceilândia, Taguatinga, Águas Claras e São Sebastião poderão ser contempladas. Também está prevista para janeiro do ano que vem a instalação de outros 53 equipamentos no Rio de Janeiro.
Como retirar as encomendas
A população poderá acessar o locker instalado na Administração Regional, de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, e aos sábados, das 8h às 12h. Para utilizar o terminal de autoatendimento, os destinatários precisam se cadastrar no IdCorreios, por meio do site ou aplicativo Correios.
No momento de realizar compras na internet, ou para receber alguma postagem, é necessário indicar o CEP do locker, que neste caso é o número 71570-989, e o CPF ou CNPJ do destinatário, no campo “complemento” do endereço de destino.
Quando a encomenda for acondicionada em um dos compartimentos do locker, o destinatário receberá, por e-mail ou pelo aplicativo dos Correios, uma notificação com o código de acesso.
Segundo os Correios, o cliente tem três dias para fazer a retirada da encomenda. Para isso, basta apresentar o código recebido ao terminal, que o armário libera o acesso ao compartimento onde está a encomenda.
Leia também: Ministério entrega à Presidência projeto de privatização dos Correios