Atravessado por questões macroeconômicas no primeiro semestre de 2023, o e-commerce teve aumento de 2% em seu faturamento na comparação ano a ano. De acordo com a ABComm, o setor chegou a R$ 80,4 bilhões em vendas no período.
Ao final do ano passado, por exemplo, o valor total arrecadado pelo setor foi de R$ 169,9 bilhões, com crescimento de 5% em relação a 2021. Para o fechamento deste ano, a expectativa é alta e se baseia em fatores como queda dos juros, inflação e outros indicadores que influenciariam no consumo online.
“Esses acontecimentos confirmariam a expectativa de atingir R$ 185,7 bilhões em 2023. No entanto, o resultado ainda vai depender da boa performance do e-commerce durante Black Friday e Natal, datas importantes para o segundo semestre”, afirma Mauricio Salvador, presidente da associação.
Ainda sobre os resultados de 2022, o executivo relembra um ticket médio de R$ 460 e 368,7 milhões de pedidos contabilizados.
Segmentos
Com a fatia de 10% das compras do varejo nacional em geral, o e-commerce, os segmentos de maior destaque foram:
– Eletrodomésticos
– Moda
– Alimentos e Bebidas
– Eletrônicos
– Telefonia
– Casa e decoração
– Informática