A expectativa positiva para a Black Friday 2023 promete um crescimento de no mínimo 10% com relação à Black Friday 2022, segundo projeções do mercado. Uma pesquisa do Google aponta que 67% dos consumidores pretende comprar nessa Black Friday e 91% deles pretende pesquisar sobre o produto antes do dia 24 de novembro.
Com isso, os canais de venda online estarão mais relevantes em 2023, gerando um aumento no Custo de Aquisição do Cliente Digital. Uma vez que a concorrência está mais acirrada e os varejistas estão mais propensos a gastar com campanhas de mídia paga para conquistar novos clientes e divulgar promoções.
Uma forma de pagar menos nas campanhas de Black Friday é apostar no Black Month ou na Black Week, os famosos esquenta da Black Friday, que já estão sendo usados por gigantes do varejo como Magalu, que rodou a campanha no Domingão da Globo, liberando ofertas exclusivas para os espectadores.
Segundo Leandro Gorzoni, CEO da Agência Yooper, especializada em campanhas de performance e e-commerce, outra forma de diminuir o CAC da Black Friday 2023 é focar na retenção dos clientes. “O que vemos ao longo dos anos é um aumento considerável de CPC (custo por clique) e CPM (custo por mil impressões) nos canais de mídia, acompanhado de um aumento de taxa de conversão. Ou seja, a tendência é um tráfego mais qualificado, porém também mais caro. Com isso, a lucratividade da operação vai depender do quanto uma loja virtual consegue monetizar os clientes no período pós-Black. Estratégias de retenção, e-mails pós-compras, listas de remarketing específicas para estes compradores e promoções customizadas ajudam a diminuir o CAC, rentabilizando o alto volume de clientes adquiridos na Black”, salienta o especialista.
Automação de Marketing X Retenção de Clientes
As automações de marketing são uma ferramenta indispensável para facilitar o processo de retenção de clientes, pois elas ajudam a manter uma comunicação personalizada e automática com a base de consumidores, aumentando as taxas de recompra ao longo do ano.
Segundo Steve Hart, VP de vendas da edrone, software de CRM e Automação de Marketing para e-commerce, os clientes da empresa no Brasil (que somam mais de 200 e-commerces) registraram um aumento médio de 378% nos clientes recorrentes no primeiro semestre de 2022. “A edrone cruza os dados do CRM com automações de marketing feitas sob medida para lojas virtuais, aumentando a recompra e a retenção dos clientes”, declara Hart.
O e-mail de confirmação de compra tem a maior taxa de abertura do comércio eletrônico, atingindo mais de 90% dos consumidores. Isso porque todo mundo abre o e-mail após a compra para garantir que os dados estão corretos, não é mesmo? A edrone possui um cenário de automação para Pós-Venda no qual é possível impactar os clientes que acabaram de fazer uma compra oferecendo produtos personalizados similares ou complementares ao que ele comprou e cupons de desconto, estáticos ou dinâmicos para estimular a recompra.
Além disso, com as automações de marketing os e-commerces conseguem recuperar milhares de reais em vendas de forma automática com uma automação de recuperação de carrinho abandonado. Esse é o pesadelo do comércio eletrônico e na Black Friday supera os 80%, mas os clientes podem ser lembrados dos produtos abandonados com mensagens personalizadas. Basta definir os parâmetros (tempo de envio e desconto do cupom) e as automações fazem o trabalho sozinhas, é só apertar o play.