Agora que a Black Friday passou, é chegada a hora da Cyber Monday, uma derivada da data, destinada à venda online de produtos tecnológicos, servindo como um incentivo ao comércio eletrônico. No entanto, a data ainda não alcançou grande popularidade no Brasil como a Black Friday, mas caminha para se estabelecer como uma ocasião importante no calendário comercial. É o que demonstram os dados da pesquisa feita pela Ecglobal, pois, dos 583 consumidores entrevistados sobre o assunto, 67% disseram querer participar do evento, sendo que desses, 39% já tinham comprado itens na Cyber Monday e planejaram repetir a experiência. Apenas 28% disseram que irão fazer sua primeira compra em 2023.
Sobre o ticket-médio das compras, 32% dos 370 participantes indicaram que deverão investir entre R$ 501,00 e R$1.000,00 e 27% afirmou estar disposto a pagar mais de R$1.000,00.
Em relação aos produtos, para fazer jus à data, o destaque é dos Eletrônicos (59%), como dispositivos pessoais, por exemplo. Outras categorias também se destacaram, como: Roupas (44%), Eletrodomésticos (40%) e os Produtos de Beleza e Perfumaria (38%).
Entre as marcas escolhidas, Samsung, Americanas e Amazon foram as mais lembradas para a data, seguidas pelo Mercado Livre, Magazine Luiza, Mondial e Apple, evidenciando a diversidade de percepções e preferências dos consumidores em relação ao evento.
Adriana Rocha, Co-CEO e fundadora da Ecglobal, indicou que “Para otimizar as vendas, mesmo no pós-Black Friday, os lojistas podem adotar estratégias exclusivas, como a criação de promoções que integrem ambas as datas, como a oferta de cupons de desconto na Cyber Monday para quem realiza compras na Black Friday.”