A data dupla de setembro, conhecida como 9.9, ganhou força no calendário promocional do e-commerce brasileiro neste ano. Com mobilização de grandes marcas, o período contou com ofertas, cupons, ações de frete grátis e embaixadores de peso.

As datas duplas, de maneira geral, mostram-se cada vez mais relevantes na estratégia dos marketplaces. Além de movimentar o consumo no mês em questão, a data serve também como período de aquecimento para as grandes promoções de final de ano, como a Black Friday.
Abaixo, veja como as empresas se preparam para o dia de promoções, descontos e condições especiais:
Shopee
A marca asiática lançou o 9.9 Super Shopping Day com a promessa de R$ 16 milhões em vouchers, cupons de frete grátis para compras acima de R$ 10 e uma seleção de produtos por até R$ 99. A campanha ainda reforça ganhos logísticos da Shopee, incluindo redução média de mais de dois dias no tempo de entrega em relação ao ano passado e entregas no dia seguinte em 25% dos pedidos da Grande São Paulo.
O ator Terry Crews estrela a comunicação com múltiplos personagens em tom bem-humorado. A plataforma também promoveu lives durante o dia 9 de setembro, com cupons e cashback em moedas Shopee, além de uma ação especial em parceria com a Samsung, oferecendo descontos de até 48% em eletrônicos.
Shein
Sob o mote Double Date 9.9, a varejista chinesa de moda anunciou descontos de até 90% em mais de 300 mil produtos e, a partir de 8 de setembro, ofertas de até 95% em 500 mil itens. Entre as ativações, a marca escalou a atriz Giovanna Lancellotti para uma coleção exclusiva de 60 peças.
A campanha da Shein inclui ainda frete grátis para compras nacionais acima de R$ 20 nos dias que antecedem a data e, no próprio 9 de setembro, sem valor mínimo.
Mercado Livre
Por fim, a plataforma realizou a campanha Liquida 9.9, que trouxe R$ 40 milhões em cupons, frete grátis a partir de R$ 19 e parcelamento em até 21 vezes sem juros pelo Mercado Pago. A companhia também reforçou sua promessa de entregas rápidas, “as mais rápidas do Brasil”.
Com a cantora Ana Castela como embaixadora, a comunicação do Mercado Livre foi multicanal, com ativações na Avenida Paulista, além de TV aberta, OOH, mídia digital e redes sociais.