Logística no Brasil é umas das áreas mais desafiadoras do e-commerce, ainda mais em um país de extensões territoriais e pouco investimento em infraestrutura. E quando a entrega é de porta a porta, os desafios aumentam. “Logística é equilibrar pratos o dia todo, e a pandemia agravou tudo.
Mesmo com todas as medidas tomadas, houve impacto evidentes em toda a cadeia”, relata Suelen Belinassi, head de Logística e Qualidade da Jequiti, durante o The Future Of E-Commerce | Logística Live Edition, realizado nesta quarta-feira (29).
De acordo com Belinassi, fazer logística de porta a porta é ainda mais dificultoso porque não há restrições de entrega, no geral. “O pano de fundo do problema é a falta de investimentos em infraestrutura. Perguntei para os nossos entregadores quais os maiores problemas de entrega. Não é possível fazer logística no Brasil sem o esforço deles”, relata a executiva.
Principais problemas dos entregadores
- carga tributária
- preço do combustível
- pressão do mercado por menores prazos de entrega
- frete defasado
- falta de segurança no transporte (custos com gerenciamento de risco)
- roubo de carga
- acesso e entrega em regiões remotas (zona rural, fluvial etc)
- mobilidade urbana (restrições de acesso)
- baixa qualificação de mão de obra
- informalidade e subcontratação
- tecnologia e interação de informação
- rotatividade de motoristas
- infraestrutura rodoviária precária
Além disso, os entregadores de porta a porta também enfrentam problemas quando chegam aos locais.
E o futuro?
“Algumas empresas já estão trabalhando com novas tendências, mas a cadeia inteira precisa investir em tecnologia, senão vai ser engolida pelo mercado. As empresas vão ter que buscar outras modalidades de entrega e investir no mercado economia colaborativa, não concorrente. Assim vamos encontrar outras oportunidades com essas trocas”, aconselha Belinassi.
Leia também: Ship from store pode ser aliado do e-commerce em tempos de pandemia
Confira a apresentação completa da Suelen Belinassi:
https://www.slideshare.net/ecommercebrasil/the-future-of-ecommerce-logstica-logstica-portaaporta-no-presente-e-no-futuro
Por Dinalva Fernandes, da redação do E-Commerce Brasil