A empresa de logística DHL está trabalhando com a desenvolvedora búlgara de aeronaves Dronamics para lançar um drone capaz de levar pacotes entre cidades, afirmaram executivos na segunda-feira (19).
Problemas globais na cadeia de logística agravados pela pandemia reduziram a atividade do transporte aéreo e geraram congestionamentos em grandes portos. Empresas agora estão buscando formas de reduzir a pressão.
A DHL, que é parte do grupo alemão Deutsche Post DHL Group, afirmou que já estava usando drones menores para entrega de documentos, produtos farmacêuticos e outras pequenas encomendas em distâncias limitadas na Alemanha, Tanzânia e China.
Mas a empresa afirmou que agora fez parceria com a Dronamics para usar aeronaves não tripuladas e que podem carregar 350 kg por distâncias que atingem os 2.500 km.
O primeiro drone em escala de produção ficará pronto em outubro, disse o presidente-executivo da Dronamics, Svilen Rangelov, acrescentando que espera que seja o primeiro drone lançado comercialmente capaz de viajar além dos 100 km.
No mês passado, a operadora logística alemã Hellmann afirmou à Reuters que vai começar a usar aviões não tripulados desenvolvidos pela Dronamics a partir do próximo ano para acelerar entregas de encomendas na Europa.
“Acreditamos que os drones de carga serão um elemento importante na próxima geração de transporte em logística”, disse a DHL.
Rangelov afirmou que a Dronamics, cujas aeronaves apenas voam entre aeroportos atualmente, assinou acordos com 39 aeroportos em 13 países na Europa e que está em discussões com outros terminais, reguladores e potenciais clientes na Austrália e Canadá.
Enquanto isso, a empresa alemã de logística DB Schenker está trabalhando com a Volocopter em um drone de carga que é capaz de transportar 200 kg por até 40 km.
Leia também: DHL Express vê forte começo de ano, mas enfrenta desafios pós-Brexit
Fonte: Reuters, via 6 Minutos