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Dia das Crianças: crise econômica diminui intenção de gasto de 52% dos consumidores

Por: Helena Canhoni

Jornalista

Bacharel em Comunicação Social pela ESPM. Experiência em tráfego pago, cobertura de eventos, planejamento de marketing e mídias sociais.

Com o Dia das Crianças se aproximando, 12 de outubro, uma pesquisa da Hibou, destaca o papel da crise econômica no orçamento dos brasileiros para a data. O levantamento revela que 52% dos brasileiros planejam gastar menos este ano, mas 28% acreditam que o maior presente é passar tempo com as crianças e aproveitar o momento. 

Além disso, 17% afirmaram que, mesmo com o aperto financeiro, vão manter a tradição e 22% disseram que nada mudará em relação aos gastos dos anos anteriores. A data é especial para toda a família, com 51% dos entrevistados declarando que os sobrinhos são os principais presenteados, seguidos pelos próprios filhos (29%) e afilhados (19%).

O estudo foi realizado entre 21 e 25 de setembro de 2024, com 1.600 brasileiros das classes sociais ABCD, em formato digital. A pesquisa possui margem de erro de 2,4% e um nível de confiança de 95%.

Brinquedos e bichos de pelucia espalhados pelo chão
Imagem: reprodução

Lígia Mello, CSO da Hibou e coordenadora da pesquisa, declara: “mesmo em um cenário econômico mais apertado, o Dia das Crianças segue sendo um momento de afeto e diversão. Observamos que mais do que nunca, as famílias estão buscando experiências em conjunto e momentos de descontração com os pequenos, mostrando que o valor da presença muitas vezes supera o valor dos presentes”.

Desejo vs. orçamento

No caso dos gastos, 8 em cada 10 brasileiros (82%) pretendem continuar com um ticket médio de até R$250 – incluindo presentes, atividades e guloseimas. Somente 15% dizem que gastariam entre R$250 e R$500.

Entre os brasileiros, 45% ainda consideram o Dia das Crianças como uma data comercial. Já 28% afirmam que é uma oportunidade de passar o dia com as crianças, um crescimento de 11 pontos percentuais em relação a 2023 – provavelmente impulsionado pela data cair em um sábado este ano. Além disso, 13% destacam a simbologia especial da data como um momento para lembrar a própria infância e se divertir sem preocupações.

O estudo também mostrou que quase metade dos brasileiros (47%) acredita que o costume de presentear no Dia das Crianças deve continuar até os 10 anos de idade. Apenas uma pequena parcela defende a troca de presentes para adolescentes de até 15 anos (19%) e 27% alegam que “todos têm uma criança dentro de si”, independentemente da idade.

Presentes, passeios e pratos

Para os consumidores que comprarão presentes, a escolha será guiada pelas preferências das crianças. Mais da metade (65%) declaram que o presente ideal é algo que sabem que a criança vai gostar; por outro lado, apenas 23% preferem surpreender com uma novidade inesperada. 

Em primeiro no ranking dos presentes, ficam os tradicionais brinquedos (38%). Porém, o foco em jogos educativos (29%) e passeios em parques e exposições (28%) sugere uma mudança de comportamento, com pais e responsáveis considerando atividades e experiências compartilhadas. 

Passeios em shopping com cinema e pipoca são a principal escolha, com 57% dos brasileiros planejando algo nessa linha. Por outro lado, 50% optam por passar o dia em um parque.

Em casa, a televisão e o entretenimento digital seguem como os principais companheiros das crianças durante o feriado. 72% dos brasileiros reiteraram que a TV estará ligada no Dia das Crianças – 48% preferindo assistir Netflix, 34% consumindo conteúdo no YouTube e 28% acompanhando o Disney+. No ano passado, a TV a cabo ocupava o 2º lugar nas telas.

Ademais, livros (27%), kits de montar (23%) e até eletrônicos (23%) aparecem na lista de itens mais desejados.

Tradição ainda é relevante

Os produtos licenciados aparecem no centro do interesse de muitas crianças, que procuram por produtos mais “conhecidos” e de seus personagens favoritos. Em 2024, 39% dos entrevistados afirmaram que as crianças em sua convivência preferem produtos licenciados. Alguns exemplos são personagens como Homem-Aranha (7%), Patrulha Canina (6%), Harry Potter (6%), Divertidamente (5%) e Frozen (5%) – aparecendo no topo das preferências. 

“Ano passado a Barbie foi a mais citada, o que reforça que quem é visto é lembrado, esse ano ela não lista nem entre os preferidos. Já Homem-Aranha e Patrulha Canina permanecem na lista, subindo em 1 lugar no ranking,” detalha Mello.

Mais do que presentes materiais, as guloseimas não podem faltar nesta data: 71% dos brasileiros afirmaram que vão comprar sorvetes, doces ou chocolates para complementar a comemoração. 30% optam por sorvetes, enquanto 25% mencionaram doces, e 23%, balas e chocolates.

Pratos especiais

Entre os entrevistados, 35% dos declaram que pretendem ir a um fast food como McDonald’s, Giraffas, Habib’s ou Burger King. Por outro lado, 24% escolhem preparar um café da manhã com iogurtes, lanches, achocolatado, sucos, frutas e um “brinde presente”.