Relatório da Neotrust mostra crescimento das vendas no e-commerce durante o Dia das Mães 2021. Além do aumento do faturamento, houve também aumento do ticket médio.
O relatório mostra que os consumidores adiaram ao máximo suas compras para a data este ano, assim como aconteceu no ano passado, de maneira que o pico de vendas coincidiu com o pico de visitas aos sites: dia 06 de maio.
As vendas, no entanto, começaram a aumentar de maneira significativa a partir do dia 29 de abril — com um breve declínio no fim de semana do dia 01 e 02 de maio, comum no comércio eletrônico.
Vendas dia a dia.
O faturamento da data foi de R$6,4 bilhões de vendas no e-commerce (entre os dias 26 de abril e 09 de maio de 2021). A soma representa um aumento de 14% com relação ao faturamento de 2020.
Vendas por gênero e categoria
A pesquisa relacionou também a quantidade de vendas por categoria de acordo com o gênero dos consumidores.
De maneira disparada, a categoria Beleza é dominada pelo público feminino, com 90% do total de vendas. É seguida de perto pela categoria Saúde e Farma, com 81% das vendas também pelo público feminino.
Os homens, por outro lado, são destaque na categoria Eletrônica e Informática, com 80% do público masculino nas compras.
Vendas por gênero e categoria
Vendas por região
Como na edição do Dia das Mães do ano passado, o Sudeste se manteve à frente das demais regiões com 63% das vendas. Mas a região Sul também apresentou crescimento com relação às vendas do mesmo período do ano passado.
Em 2020, a região Sul foi responsável por 15% das vendas na data, número que subiu para 18% em 2021.
Vendas por dispositivo
Nas compras de 2021, as vendas pelo desktop continuaram na dianteira e foram responsáveis por 61% dos presentes de Dia das Mães.
Em comparação com 2020, no entanto, houve uma queda singela do desktop: ano passado, 65% das compras da data foram pelo computador.
O diferencial das compras pelo mobile é que elas se mantêm mais estáveis mesmo nos fins de semana que antecedem o Dia das Mães 2021, enquanto as feitas pelo desktop apresentam quedas nesses períodos.
Recompra no Dia das Mães 2021
O relatório mostra ainda que 3% das pessoas que compraram em uma loja no Dia das Mães de 2020 realizaram uma compra na mesma loja na edição deste ano.
Variação no custo do frete
Em comparação com as vendas feitas na edição do ano passado (em 2020, 12 a 25 de abril) e deste ano (2021, 26 de abril a 09 de maio), houve queda de 0,7% do valor pago nos fretes.
Ticket médio
Na edição deste ano, o ticket médio cresceu 21% nas compras em comparação ao ano passado, chegando ao valor de R$476,90.
Outra comparação feita pelo levantamento foi a do período anterior ao Dia das Mães 2021, em que também houve aumento de 3% do ticket médio (de 12/04 a 25/04 e de 26/04 a 09/05 de 2021).
Por gênero
Os homens gastam mais. Sendo assim, a data sazonal comprovou que o gênero masculino tem um ticket médio mais alto: R$610,00 em 2021 (contra R$450,65 registrado em 2020).
As mulheres, por sua vez, registraram um ticket médio de R$422,30 (contra R$353,89 do ano passado).
Apesar do ticket médio mais baixo, as mulheres foram responsáveis por uma fatia maior do faturamento da data: 52,6%.
Por categoria
O segmento que mais faturou no Dia das Mães 2021 foi telefonia, com aumento de 21% com relação a 2020, com ticket médio de R$ 1.643,80.
- 2º lugar: Eletrodomésticos e ventilação, com aumento de 31% e ticket médio de R$ 1.278,50;
- 3º lugar: Entretenimento, com aumento de 15% e ticket médio de R$ 551,10;
- 4º lugar: Informática e câmeras, com aumento de 32% e ticket médio de R$ 1.063,8;
- 5º lugar: Moda e Acessórios, com aumento de 11% e com ticket médio de R$ 222,40.
Tentativa de fraude
A Clearsale registrou 106.769 tentativas de fraudes frustradas no período de compras para o Dia das Mães 2021. Dessa forma, a quantidade é 86% maior do que as registradas em 2020.
Esse número de fraudes evitadas economizou R$120,54 milhões, 180% maior do que o valor salvo das tentativas de fraudes do ano passado.
Outro dado relevante apontado pela Clearsale é que as tentativas de fraude são mais frequentes durante a semana, caindo significativamente no dia do feriado.
Metodologia da pesquisa do Dia das Mães 2021
Este relatório foi produzido pelas unidades do Grupo Locaweb, All iN & Social Miner, Etus e Tray em parceria com a Neotrust, Clearsale, Lett e Octadesk. Além disso, houve ainda o apoio da Yapay e Opinion Box para a conclusão do levantamento.
O período analisado foi entre os dias 12 de abril e 09 de maio de 2021.
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Por Júlia Rondinelli, da redação do E-Commerce Brasil.