O Dia das Mães registrou um aumento de 10% nas vendas do comércio eletrônico em 2023. Os dados foram divulgados pela plataforma de marketing de afiliados Admitad, administrada pela holding alemã de tecnologia Mitgo, que analisou o comportamento de 300 mil pedidos efetuados na internet por clientes brasileiros na semana anterior à data.
Segundo o levantamento, a maioria dos pedidos foram realizados em marketplaces, que registraram um aumento de 5% no período. Já as vendas nas plataformas de e-commerces mantiveram o mesmo nível do ano passado.
Grandes plataformas de marketplace apostaram em promoções, embalagens de presente e cupons de desconto adicionais para atrair os clientes, sendo que cerca de 8% dos compradores utilizaram um cupom de desconto nas transações.
Apesar do aumento no percentual de vendas, o ticket médio das compras caiu ligeiramente em comparação com o período habitual, passando de R$ 157,50 para R$ 155. “Os compradores no Brasil continuaram a ser cautelosos com as suas finanças”, conclui Caiki Flaeschen, head da Admitad no país e diretor da Mitgo na América Latina.
Produtos mais procurados no Dia das Mães
No período analisado, a categoria mais popular entre os consumidores foi a de beleza e cuidados pessoais, que representou 13,5% de todas as compras online. A segunda foi a dos eletrônicos, com 12,5% do total de encomendas. Na sequência, estão as categorias de casa e jardinagem (9,6%), joias e acessórios (8,7%) e vestuário feminino (7%).
Outro ponto é que muitas pessoas adiaram a compra de presentes para o Dia das Mães para os dias finais da semana, provocando aumentos repentinos de pedidos nas seções de vestuário feminino (18,8%), casa e jardim (16,8%) e produtos para bebês (12,8%).
Poder da influência
Para escolher o presente, 20% dos consumidores foram influenciados por feeds de produtos em lojas afiliadas. As recomendações de plataformas de conteúdo, blogs e mídia online também tiveram um papel importante, atraindo 16,5% de todas as compras.
As recomendações de influenciadores e os anúncios direcionados nas redes sociais forneceram um adicional de 8% no número de encomendas. Além disso, em 7% dos casos, foi a publicidade contextual que atraiu a atenção dos clientes.