O Dia do Frete Grátis é comemorado este ano no Brasil nesta quinta-feira (28), mas muitas lojas virtuais estendem a promoção para a semana toda. A data original acontece em dezembro nos Estados Unidos e foi importada — com alteração no calendário — para movimentar o comércio eletrônico. O que se sabe é que ao menos menores taxas a semana costuma entregar.
Um levantamento feito pela Precifica, empresa especializada em soluções de precificação, mostra que no ano passado a quantidade de itens com entrega gratuita subiu 6,7% no início da semana da comemoração. Nos casos em que houve cobrança, registrou-se queda de 46,9% do valor do frete em relação ao preço do produto.
Outro ponto que agradou os clientes de e-commerce foi que o prazo médio de entrega teve redução de 3,2%. O aumento da quantidade de itens enviados gratuitamente e o preço menor no frete de outros produtos estão diretamente relacionados à promoção do Dia do Frete Grátis, explica o CEO da Precifica, Ricardo Ramos.
“A tendência é que esses porcentuais aumentem ano a ano conforme a data for ficando mais conhecida no mercado brasileiro. Quanto à redução no prazo médio de entrega, observado em nosso monitoramento, entendemos que faz parte de um ciclo maior, não limitado à data, pois o envio rápido tem sido uma forte tendência no segmento”, complementa.
O levantamento da Precifica envolveu 5.230 data points das quatro grandes plataformas de e-commerce do país em todos os estados brasileiros. Os itens analisados tinham preços entre R$ 50 e R$ 5 mil, pertencentes a quatro categorias distintas: Beleza e Perfumaria (1.274 produtos), Brinquedos e Games (360), Eletrodomésticos (1.588) e Eletroportáteis (2.008).
A região Nordeste foi a que apresentou a maior quantidade de ofertas de frete grátis. Na sequência estão Sudeste, Sul, Centro-Oeste e Norte.
Leia também: Nuvemshop: 87% dos empreendedores digitais não se sentem preparados para o futuro
Fonte: Broadcast Estadão