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Dia dos Namorados: 67,2% do público pretende celebrar data com presentes

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

O Dia dos Namorados não passará em branco para 57,8% dos brasileiros ouvidos na recente pesquisa da Social Miner, que já estão decididos a comemorar, e outros 18,9% ainda estão indecisos. Entre os que vão comemorar, 67,2% pretendem comprar presentes, sendo 31,8% em lojas virtuais.

Entre aqueles que pretende celebrar e comprar um presentinho, mais da metade deve investir entre R$ 51 e R$200, sendo que 42,8% deve manter o ticket da compra em até R$100. De acordo com o levantamento, enquanto em 2019 poucos optaram por investimentos entre R$ 101 à R$ 500, em 2020, esse número cresceu exponencialmente, passando de 24,3% para 47,2%.

Esse número pode significar que, com o momento que estamos vivendo, o público tenha se permitido investir mais na celebração e nas relações, satisfazendo suas necessidades emocionais e por entretenimento. Ainda falando do perfil dos respondentes, a maioria são casados (45%), e os mais engajados em celebrar a data são aqueles com faixa etária entre 30 e 49 anos.

Para aqueles que ainda não se decidiram, os bons preços ou promoções são os principais fatores que fariam com que mudassem de ideia. Em relação a gênero, entre aqueles que querem celebrar a data, 71,8% dos homens, estão propensos a comprar presentes. E quanto ao que vão comprar, a pesquisa mostrou que praticamente todas as categorias apresentaram um crescimento na intenção de compra em relação às edições anteriores da data.

Setor de eletrônicos cresceu

O segmento de eletrônicos e informática cresceu de 20,9% para 29,6% entre o foco dos interessados de 2019 para 2020 e destacam-se também moda e acessórios, beleza e cosméticos, além de vale-presentes — uma alternativa mais cautelosa para quem está inseguro na hora de escolher um produto online e que, por isso mesmo, pode ter crescido junto ao público que está experimentando o varejo online pela primeira vez.

A pesquisa tem um grau de confiança de 95%, com margem de erro de 3 pontos percentuais. Para isso, foram ouvidos 1037 brasileiros — homens e mulheres acima de 16 anos, de todas as regiões e classes sociais — entre os dias 14 e 22 de maio de 2020.

Com uma base composta por mais de 43 milhões de cadastros, a Social Miner também está mapeando o comportamento do consumidor e os impactos da Covid-19 no varejo online. Para ver os dados, atualizados mensalmente basta acessar http://conteudo.socialminer.com/impactos-coronavirus-ecommerce.

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