Logo E-Commerce Brasil

Dia dos Namorados: vendas online aumentam 23% em 2024

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em arte, literatura e filosofia pela PUC-RS. Atua no mercado digital desde 2018 com produção técnica de conteúdo e fomento à educação profissional do setor. Além do portal, é editora-chefe da revista E-Commerce Brasil.

O Dia dos Namorados é um momento crucial para o varejo digital, com um aumento significativo nas vendas nos dias que antecedem a data. De acordo com a Neotrust, 2024 é um ano de retomada para os e-commerces brasileiros, o que inclui o Dia dos Namorados entre as datas que mais impulsionaram o varejo digital.

Dados da Neotrust: faturamento 2024

A análise dos dados das duas semanas anteriores ao Dia dos Namorados deste ano (30 de maio a 12 de junho) mostra que o e-commerce faturou R$ 19,8 bilhões, crescimento de 23% ante aos R$ 16,2 bilhões faturados no mesmo período de 2023.

“Esse crescimento confirma o que estamos observando desde o final do ano passado: o varejo digital está voltando a crescer fortemente após um ano desafiador em 2023”, afirma Jean-François Laloux, especialista em dados da Neotrust.

Categorias em destaque

Quatro tendências principais puderam ser identificadas ao comparar as vendas de 2023 e 2024: produtos de beleza, moda, eletrodomésticos e eletroportáteis, respectivamente:

  • Itens de cuidados com os cabelos tiveram aumento de 119,2%, maquiagens aumento 89,2% e queda de 26,5% em perfumes;
  • Embora moda ainda esteja entre os mais relevantes (aumento de 106,4% em calçados e 152,9% em acessórios), a venda roupas femininas e masculinas registrou uma queda de 8,3%;
  • Geladeiras (23%) e máquinas de lavar (16,2%) também tiveram protagonismo nas vendas com aumento deste ano;
  • Já quando o assunto é tecnologia, mesmo com vendas altas para tablets e smartphones (na casa dos R$1,7 bilhão), houve retração de 16,5% em relação a 2023.

Segundo semestre 2024

Os dados da Neotrust mostram uma recuperação das vendas no e-commerce, bem como um aumento da confiança do consumidor. “Após um primeiro semestre encerrado com um crescimento de dois dígitos, podemos antecipar um segundo semestre de 2024 positivo, com uma Black Friday que promete se destacar”, complementa Laloux.