Com alta de 36% em faturamento, as pequenas e médias empresas do e-commerce nacional foram responsáveis por R$ 264 milhões transacionados no Dia dos Pais. Os dados são da Nuvemshop e levam em consideração a movimentação entre 22 de julho e 11 de agosto, exatamente três semanas antes do período de comemoração.
Segundo o levantamento, a venda total de produtos atingiu quatro milhões, indicando aumento de 25% em relação ao Dia dos Pais em 2023. Além disso, do total, 24% do que foi consumido partiu das mídias sociais, com destaque para o Instagram (89%).
Em termos de gasto e como os itens adquiridos foram pagos, a Nuvemshop mostra um valor médio por compra de R$ 246,30. O Pix, em crescimento recorrente a cada data comemorativa relacionado ao e-commerce, foi utilizado em 47,5% dos pedidos. O cartão de crédito representou 42% e manteve a dualidade entre os meios de pagamento.
Região
No mérito regional, PMEs do e-commerce de Sul e Sudeste lideraram. O estado de São Paulo, por exemplo, movimentou R$ 128 milhões e ficou com o maior faturamento. A lista de destaques conta ainda com:
- Minas Gerais (R$ 25 milhões);
- Rio de Janeiro (R$ 19,5 milhões);
- Santa Catarina (R$ 16,5 milhões);
- Paraná (R$ 14 milhões).
A soma, em termos de participação nos resultado do país, dá aos cinco estados citados a maior parte (77%) de todo o faturamento conquistado no Dia dos Pais de 2024 pelas PMEs online.