As vendas durante a semana do Dia dos Pais, registradas entre 5 e 11 de agosto de 2024, tiveram um aumento de 5,5% em comparação com o mesmo período de 2023, conforme aponta o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA). O comércio presencial registrou um crescimento de 5,6% no faturamento, enquanto o e-commerce apresentou uma alta de 4,0%.
O grupo de setores tradicionalmente relacionados a presentes, como móveis, eletrodomésticos e departamentos, observou um aumento de 2,2% nas vendas, com destaque para o segmento de móveis, eletro e depto, que cresceu 8,0%, e cosméticos e higiene pessoal, com alta de 4,2%.
Por outro lado, as vendas nos demais setores do varejo, que incluem categorias não diretamente associadas a presentes, mas que podem ser impactadas pela data, cresceram 6,5%. Nesta categoria, os supermercados e hipermercados registraram um crescimento significativo de 12,2%.
“O salto do segmento de mercados sugere que as famílias preferiram comemorar a data este ano com refeições realizadas em casa. Reforça essa hipótese o desempenho de bares e restaurantes, cujo faturamento ficou estável (0,0%)”, afirmou Carlos Alves, vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo. Alves também destacou que o crescimento nas vendas de cosméticos e higiene pessoal reflete uma tendência crescente de cuidados pessoais entre os homens, que têm recebido mais presentes desse segmento.
Desempenho regional
No varejo presencial, todas as regiões do país apresentaram crescimento nas vendas durante o período. A região Sul liderou, com um aumento de 10,9%, seguida pelo Norte, que registrou 6,9%. O Sudeste cresceu 5,5%, o Centro-Oeste 2,5% e o Nordeste 1,8%.
Entre as unidades da federação, os destaques foram:
- Rio Grande do Sul (+12,3%);
- Santa Catarina (+10,8%);
- Paraná (+9,6%);
- Rio de Janeiro (+6,9%);
- Minas Gerais (+6,3%);
- Pará (+5,9%);
- São Paulo (+4,6%).