Logo E-Commerce Brasil

Scape Report E-commerce 2024: veja os principais dados e perspectivas do setor

Por: Lucas Kina

Jornalista e produtor de Podcasts no E-Commerce Brasil

Mais dados sobre o presente e futuro do e-commerce, nacional e mundialmente, foram apresentados pela Pipeline Capital. A empresa trouxe a edição de 2024 do Scape Report E-commerce, reforçando como a tecnologia continuará impactando o setor e quais as projeções para o Brasil.

O relatório mostra que, em termos regionais, Ásia Pacífico e América do Norte lideram a maior parcela das vendas do e-commerce mundial, com o primeiro obtendo o maior destaque. A Europa Ocidental também mostra boa participação, mas ainda pequena em relação aos dois citados anteriormente.

A tendência para o e-commerce, segundo o Scape Report 2024, é o da automação como motor de crescimento. Isso se integra aos segmentos internos de gestão e marketing das companhias, principalmente. A automatização de e-mails e a personalização do que impactará cada usuário são exemplos trazidos neste insight.

A apresentação do relatório de 2024 foi apresentado durante o Fórum E-Commerce Brasil 2024.

Desenvolvimento e integração do e-commerce representada na Mandala Integrada de Markommerce (Fonte: Pipeline Capital)

De acordo com Tiago Baeta, fundador do E-Commerce Brasil, parceira do Scape Report E-Commerce 2024, o principal destaque para o setor, no Brasil, é o ecossistema de marketplaces. Segundo ele, o trabalho de logística mais ágil e a hiperpersonalização estão permitindo que essas empresas lideram o e-commerce nacional nos dias de hoje.

“A maturidade do varejo e e-commerce é muito grande quando comparamos o Brasil com outros países, guiada também pelo usuário. Por aqui, por exemplo, o multicanal já é realidade há certo tempo. O comércio eletrônico era piada em 2019 para algumas empresas, com pouco desenvolvimento dentro das empresas. Com crescimento durante a pandemia e sua manutenção, chegamos a um patamar elevado, mas ainda há muito trabalho de conscientização a ser feito”, explicou.

Para ele, como perspectiva para o futuro no país, o segmento supermercadista é um dos que mais mostra espaço para crescer. Além dele, também enxerga potencial a ser explorado pelo varejo farmacêutico.

Veja o relatório completo.

Futuro

De acordo com o relatório, a maioria das tendências e expectativas para os próximos anos está ligada à ferramentas de Inteligência Artificial (IA). Sendo assim, o Scape Report E-commerce 2024 trouxe cinco pontos de atenção relacionando consumo e tecnologia. Veja:

1. IA e ML

Dois fatores estão ligados a este assunto. São eles:

  • Personalização: recomendação de produtos com base em monitoramento de comportamento de compra do usuário
  • Chatbots e assistentes virtuais: melhoria do atendimento ao cliente, com suporte 24/7 e resolução de problemas mais fácil

2. Realidade Aumentada (RA) e Realidade Virtual (RV)

Experiência de compra imersiva, permitindo a visualização de produtos mesmo no ambiente virtual. Com mais assertividade neste processo, a confiança cresce e a taxa de devolução diminui.

3. Pagamentos digitais e criptomoedas

A diversidade de pagamentos a ser aceita no e-commerce também é uma vantagem relacionada à evolução da IA. O estudo cita como essa manobra deve facilitar transações, inclusive internacionais, ampliando a base de clientes.

4. Automação e robótica

A aplicação neste caso deve vir por meio do gerenciamento de armazéns e depósitos. A expectativa com isso é de otimizar processos internos e reduzir custos de uma só vez.

5. Comércio via redes sociais (Social Commerce)

Já apontada como forte tendência por outras fontes, como o Emarketer e o Pinterest, o relatório fala em cada vez mais integração entre as plataformas. A estrutura do e-commerce serviria para simplificar e até fomentar o consumo desta maneira.

A pesquisa contou com mais de 10 mil empresas no banco de dados. Neste recorte, 1,245 empresas foram mapeadas, incluindo nove categorias principais e 37 subcategorias. Ao todo, mais de 20 países foram analisados.

Durante o evento, foi lançado o tão aguardado mapa do ecossistema do e-commerce no Brasil, uma parceria entre E-Commerce Brasil e Pipeline Capital.

Faça o download gratuito do mapa E-Commerce Scape Report 2024