Uma iniciativa inédita permite que consumidores adquiram roupas descartadas por grandes marcas no deserto do Atacama, no Chile, pagando apenas o frete. O projeto Atacama RE-commerce, lançado pela VTEX em parceria com Fashion Revolution Brasil e Desierto Vestido, busca reduzir o impacto ambiental da indústria da moda e incentivar a reflexão sobre o consumo excessivo.

Todos os anos, cerca de 39 mil toneladas de roupas são despejadas na região, criando verdadeiras montanhas de lixo têxtil. Muitas dessas peças, algumas nunca usadas, ainda estão em ótimo estado. O Atacama RE-commerce resgata esses itens, passa por um processo de curadoria e higienização, e os disponibiliza gratuitamente em uma plataforma digital.
O site entrou no ar em 17 de março de 2025, e na primeira postagem, 300 peças foram adquiridas em apenas cinco horas, com pedidos vindos do Brasil, Chile, Espanha, França, EUA, China e Reino Unido. Mais duas toneladas de roupas já higienizadas estão sendo catalogadas e serão disponibilizadas em breve. A proposta é que o projeto tenha lançamentos recorrentes conforme novas peças forem recuperadas.
“O impacto ambiental da indústria têxtil é enorme, e fomentar alternativas sustentáveis é um caminho para reduzir o desperdício e preservar os recursos naturais e as comunidades locais”, afirma Ángela Astudillo, cofundadora da Desierto Vestido, organização sem fins lucrativos que promove a economia circular na moda.
A iniciativa dialoga com o novo comportamento do consumidor, principalmente da geração Z, mais preocupada com as questões de sustentabilidade no consumo. Por isso, as marcas têm apostado em alternativas menos poluentes, como tecidos com fibras naturais, para redução de lixo têxtil, eliminação de plástico nas embalagens e etiquetas ou investimento em logística sustentável.
Para acompanhar esse cenário, o Congresso Moda & Beleza contará com a palestra de Katherine Sresnewsky, da N.evsky, para trazer um panorama sobre a moda no Brasil e o comportamento de consumo nos próximos anos.
* Texto com informações do Fashion Network.
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