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E-commerce ainda tem dificuldade logística em certos CEPs no Brasil, aponta pesquisa

Por: Lucas Kina

Jornalista e repórter do E-Commerce Brasil

A evolução da logística e de seus equipamentos no e-commerce é notável nos últimos anos. A inclusão da entrega de mesmo dia ou dia seguinte pela maioria das empresas colocou a compra online em outro nível, mas essa realidade ainda não é total. No Brasil, por exemplo, dados da Neogrid e Opinion Box mostram que a indisponibilidade para certos CEPs é a maior frustração para 33,9% dos usuários.

Ainda de acordo com o “Hábitos de Compra no Varejo Alimentar”, 15,8% dos respondentes afirmam que abandonam seus carrinhos após descobrirem que determinado produto se encontra indisponível para sua região. A decisão, que é definitiva, impacta no futuro deste cliente com determinada marca e até com o próprio e-commerce em si.

E-commerce e logística pelo Brasil - indisponibilidade como um dos principais gargalos
(Imagem: Envato)

Ao identificarem algum problema do tipo, segundo o levantamento, 58,7% dos consumidores buscam outros sites como alternativa. Além disso, as lojas físicas também estão no leque de opções para 25,1%.

Por fim, mais do que o valor a se pagar por um produto, a urgência do mesmo é um fator considerado decisivo pelos entrevistados. Se um produto estiver indisponível no site, a entrega não puder ser realizada no endereço do consumidor ou houver inconsistências na descrição do item, por exemplo, a maioria também opta por procurar o mesmo item em outro site.

Regiões do país

A nível de frustração dos consumidores em cada região do país, as reações são diferentes. De acordo com os dados de Neogrid/Opinion Box, o Centro-Oeste tem maior índice de usuários descontentes com a logística do e-commerce (35,8%), seguido de perto pelas regiões Sudeste (34,3%) e Sul (34%). O Nordeste (32,9%) e Norte (31,3%) aparecem com os menores índices do gênero.

“É fundamental estar atento às dores, necessidades e demandas dos consumidores. Os fabricantes e varejistas que reconhecem a importância de acompanhar tendências e implementar soluções e estratégias em todos os elos da cadeia de consumo acabam se destacando no mercado. Essa abordagem garante competitividade, atratividade e transparência aos olhos dos clientes”, explica Dionaldo Passos, head da unidade de negócios de Supply Chain da Neogrid.

O estudo foi montado com respostas online de mais de 2 mil pessoas por meio do Painel de Respondentes do Opinion Box. As respostas foram colhidas entre junho e julho deste ano de brasileiros acima dos 16 anos e de todas as classes sociais.