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Comércio eletrônico fatura R$ 7,72 bilhões com Black Friday e Cyber Monday no Brasil

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

As vendas realizadas entre a véspera da Black Friday até a Cyber Monday resultaram em R$ 7,72 bilhões, um aumento de 27,7% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados da Neotrust/Compre&Confie.

De acordo com a análise, o faturamento é resultado do volume maior de compras realizadas neste ano. Foram 13,01 milhões de pedidos entre a Black Friday e Cyber Monday, 21,9% a mais que em 2019. O consumidor também gastou mais. O tíquete gasto subiu 4,7%, atingindo a média de R$ 592,85 por compra.

As categorias que geraram o maior volume de compras foram Moda e Acessórios, Beleza, Perfumaria e Saúde, Artigos para Casa, Entretenimento, Eletrodomésticos, e Ventilação.

Já os segmentos de Eletrodomésticos, Ventilação, Telefonia, Informática e Câmeras, Entretenimento e Móveis, Construção, e Decoração foram responsáveis pelo maior volume de faturamento.

Black Friday em segmentos

O Sudeste concentrou 61,6% do total de pedidos, seguido pelo Nordeste (15,8%), Sul (14,7%), Centro-Oeste (6%) e Norte (2%). Entre os estados do Sudeste, São Paulo foi o que teve o maior volume, com 4,47 milhões de pedidos feitos na data.

Em relação à faixa etária, a idade média do consumidor na Black Friday e Cyber Monday 2020 é de 37 anos. Segmentando por gênero, as mulheres fizeram mais compras do que os homens: elas foram responsáveis por 56,7% dos pedidos realizados, enquanto eles somaram 43,3%.

O volume maior de vendas resultou também em mais tentativas de fraudes. De acordo com a ClearSale, a perda de R$ 70,3 milhões em fraudes foi evitada durante a Black Friday e Cyber Monday de 2020, uma alta de 77% em relação ao mesmo período de 2019.

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Fonte: Exame