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E-commerce cresce, mas varejo patina nas vendas de junho, diz ICVA

Por: Lucas Kina

Jornalista e repórter do E-Commerce Brasil

A situação do varejo nacional continua instável em outros levantamentos. Dessa vez, o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) mostrou retração de 1,6% em junho, descontada a inflação. Apesar disso, em termos nominais, e-commerce, vendas físicas e o setor em geral cresceram 6,9%, 1,8% e 2,8%, respectivamente, em relação ao mesmo mês em 2023.

Um dos motivos pelo varejo não contar com uma queda maior em junho, segundo o ICVA, está ligado ao movimento durante o Dia dos Namorados. Neste período, segmentos como como Óticas e Joalherias, Varejo Alimentício Especializado e Recreação e Lazer se destacaram. O calendário também suavizou o resultado porque, em 2024, o feriado de Corpus Christi aconteceu em maio e não em junho, como em 2023.

“Assim como o Dia das Mães representou um alento para o varejo em maio, em junho foi a vez do Dia dos Namorados desempenhar esse papel. O resultado dos chamados segmentos presenteáveis não foi suficiente para estancar a queda do faturamento em geral, mas a data amenizou resultado que seria ainda mais negativo”, explica Carlos Alves, vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo.

Os três macrossetores – Bens Duráveis e Semiduráveis, Bens Não Duráveis e Serviços – registraram queda.No caso de Bens Duráveis e Semiduráveis (3%), o segmento que mais impactou negativamente no resultado foi Vestuário e Artigos Esportivos.

Para Bens Não Duráveis (1,3%), o desempenho de Livrarias e Papelarias foi o que mais pesou para a baixa. Por fim, Estética e Cabeleireiros foi o segmento que mais prejudicou o macrossetor de Serviços (1%).

Regiões

De acordo com o ICVA deflacionado e com ajuste de calendário, os resultados de cada região em relação a junho de 2023 foram:

  • Sul (+0,7%)
  • Sudeste (-0,2%)
  • Norte (-0,6%)
  • Centro-Oeste (-1,1%)
  • Nordeste (-1,8%)

Pelo ICVA nominal – que não considera o desconto da inflação – e com ajuste de calendário, os resultados foram:

  • Sul (5,2%)
  • Sudeste (4,4%)
  • Norte (3,6%)
  • Centro Oeste (3,2%)
  • Nordeste (3,1%)

Faturamento do varejo no semestre

Já descontada a inflação, as vendas no 1º semestre de 2024 caíram 0,7% relação ao mesmo semestre em 2023. Houve retração do varejo em quatro meses do semestre: janeiro, março, abril e junho.

Em termos nominais, o faturamento do varejo subiu 3% no semestre.