O total de compras online retomou crescimento de 18,5% — entre os dias 31 de março e 6 de abril de 2020 versus 24 a 30 de março de 2019 —, segundo o último relatório Impactos da Covid-19 no Comportamento do E-Commerce Brasileiro, elaborado pela Ebit | Nielsen e divulgado na quinta-feira (9). As categorias relacionadas à Páscoa apresentam um resultado acima do ano anterior, como aumento de 377%.
De acordo com a Ebit | Nielsen, o crescimento já era observado nas últimas duas semanas, em relação ao número total de pedidos e, apesar de cada região do Brasil estar em estágios diferentes em relação à Covid-19, elas acompanham tal movimento.
Quase todas as categorias contribuem para esse crescimento, porém, 58% dele é proveniente de Telefonia/Celular, Casa e Decoração, Eletrodomésticos e Informática. As categorias de produtos de giro rápido (FMCG) cresceram 21,7% no período analisado. O grande impulsionador foi o aumento da quantidade de pedidos (23.3%), mesmo com um prazo médio de entrega prometido 4x maior que a média de todas as categorias.
Crescimento de novos consumidores
O número de novos consumidores do e-commerce brasileiro segue crescendo, porém, já em um ritmo menos acelerado, se comparado à primeira semana de abril.
Evolução das compras online
Contribuição das categorias para venda online
Movimentações das maiores subcategorias em faturamento
Evolução do faturamento por região
Evolução das compras online FMCG
Principais movimentações das subcategorias de FMCG
Indicadores de frete no e-commerce
De acordo com o relatório, as principais categorias apresentaram diminuição na oferta de Frete Grátis na última semana. Já o prazo de entrega médio prometido continua acima, impulsionado pelos prazos elevados em Alimentos e Bebidas (até 4 vezes maior que a média das semanas de 28/01/2020 e 06/04/2020).
Principais insights da semana
Segundo a Ebit | Nielsen, a venda online volta a crescer nesta semana, impulsionada por diversas categorias de produto que possuem importância relevante em termos de faturamento e também pelas categorias de giro rápido (FMCG).
Os consumidores continuam buscando as compras online em função das limitações quanto à ida às lojas físicas, proporcionadas pela pandemia de Covid-19, um dos fatores que evidenciam tal situação, além dos dados já mencionados, é o aumento da intenção de compra online (11%).
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Por Dinalva Fernandes, da redação do E-Commerce Brasil