A Neotrust indicou que a falha cibernética, que aconteceu na madrugada da última sexta-feira (19), foi responsável por uma grande perda para o e-commerce brasileiro. Segundo dados da companhia, a quebra chegou a R$ 65 milhões, reduzindo em cerca de 26% as vendas.
A recuperação do setor varejista digital, conforme a companhia relatou em sua pesquisa rápida, aconteceu ao longo do mesmo dia da pane. Na parte da tarde, enquanto o problema era resolvido nos EUA, as vendas no ecossistema brasileiro melhoraram, mas não o suficiente para evitar uma retração.
“A infraestrutura de segurança das plataformas de comércio eletrônico foi eficaz em manter a integridade dos sistemas e proteger as transações dos consumidores, o que demonstrou a força do setor nacional diante do problema global”, afirma a Neotrust.
Ao todo, mais de 8,5 milhões de dispositivos foram atingidos à nível mundial pelo apagão envolvendo a CrowdStrike e o Windows, sistema desenvolvido e operado pela Microsoft.
A comparação da Neotrust levou em consideração a madrugada da sexta-feira anterior (10). O valor, segundo o levantamento, condiz com 17% do faturado naquele dia.
Outro ponto ressaltado foi o timing do acontecimento em relação ao e-commerce brasileiro. Isso porque, na semana passada, o Prime Day, da Amazon, era um dos eventos que movimentava o setor. Apesar de ser levado em consideração, o período de compras foi um dos mais importantes da gigante norte-americana desde que começou a realizá-lo no Brasil.
As informações foram publicadas originalmente pela CNN.