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E-commerce: Neotrust estima prejuízo de R$ 65 milhões em vendas após pane cibernético

Por: Lucas Kina

Jornalista e repórter do E-Commerce Brasil

A Neotrust indicou que a falha cibernética, que aconteceu na madrugada da última sexta-feira (19), foi responsável por uma grande perda para o e-commerce brasileiro. Segundo dados da companhia, a quebra chegou a R$ 65 milhões, reduzindo em cerca de 26% as vendas.

A recuperação do setor varejista digital, conforme a companhia relatou em sua pesquisa rápida, aconteceu ao longo do mesmo dia da pane. Na parte da tarde, enquanto o problema era resolvido nos EUA, as vendas no ecossistema brasileiro melhoraram, mas não o suficiente para evitar uma retração.

“A infraestrutura de segurança das plataformas de comércio eletrônico foi eficaz em manter a integridade dos sistemas e proteger as transações dos consumidores, o que demonstrou a força do setor nacional diante do problema global”, afirma a Neotrust.

Ao todo, mais de 8,5 milhões de dispositivos foram atingidos à nível mundial pelo apagão envolvendo a CrowdStrike e o Windows, sistema desenvolvido e operado pela Microsoft.

A comparação da Neotrust levou em consideração a madrugada da sexta-feira anterior (10). O valor, segundo o levantamento, condiz com 17% do faturado naquele dia.

Outro ponto ressaltado foi o timing do acontecimento em relação ao e-commerce brasileiro. Isso porque, na semana passada, o Prime Day, da Amazon, era um dos eventos que movimentava o setor. Apesar de ser levado em consideração, o período de compras foi um dos mais importantes da gigante norte-americana desde que começou a realizá-lo no Brasil.

As informações foram publicadas originalmente pela CNN.