O setor automotivo foi um dos que registrou os maiores aumentos no comércio eletrônico: 75% de crescimento em 2016 em relação ao ano anterior, de acordo com o 34º Webshoppers. De acordo com Marcelo Santiago, gerente de e-commerce da General Motors América do Sul, a tendência é o mercado online de peças automotivas dar ainda mais saltos.
Santiago apresentou nesta quarta-feira (21) o case do “Peça Chevrolet”, um e-commerce voltado para mecânicos lançado em 2015. Segundo ele, essa plataforma diminui sensivelmente o número de pedidos errados. ” É uma venda muito técnica, por isso é muito simples cometer um engano na hora da venda. No e-commerce, a chance é maior ainda”, disse.
Os erros ocorriam, também, pela falta de informações aos consumidores. “O nosso atendente tentava extrair o máximo de informações por telefone do mecânico, mas ainda assim isso gerava muitas trocas. E as montadoras também não disponibilizavam o catálogo de peças, então ficava ainda mais difícil”, admitiu.
Com a implantação da plataforma, porém, esse catálogo ficou disponível e, aliado ao atendimento de chat online, com a possibilidade de trocar fotos para garantir a certeza da compra, esse problema caiu – ao mesmo tempo que aumentou o total de vendas online: de abril a junho de 2016, o volume de compras subiu de 1 milhão para 6 milhões de peças, apenas considerando o e-commerce.
Além disso, o processo mais íntimo com o mecânico também gera confiança para a própria marca e a venda de carros zero quilômetro. “O mecânico é um influenciador da compra. Ele sempre dá dicas de quais marcas dão menos problema, influencia o motorista”, afirmou.