O Pix Automático, formato que traz a possibilidade de recorrência ao meio de pagamento, está prestes a ser lançado em junho deste ano. Com isso, questões sobre o papel do e-commerce nesta funcionalidade foram levantados. A expectativa do Ebanx, por exemplo, é que a movimentação causada pela novidade, nos dois primeiros anos de operação, fique em torno de R$ 30 bilhões.
Na prática, o Pix Automático trabalhará o agendamento de pagamentos fixos em determinados fluxos. Isso inclui transferências instantâneas semanais, mensais, trimestrais e anuais, seguindo a demanda do usuário. O serviço será gratuito.
Outra possibilidade a partir da novidade será a centralização de processos financeiros.
Cenário com o Pix
Em novembro do ano passado, Sebastian Fantini, diretor de Produto do Ebanx, disse à reportagem do E-Commerce Brasil que o pagamento instantâneo do Banco Central (BC) é considerado um divisor de águas na democratização das transferências bancárias. Aliado a isso, como dica ao mercado varejista, ele deixou claro a importância de manter-se em linha com o que o Pix oferece, visando dar ao consumidor o que ele quer.
Já à Reuters, Eduardo de Abreu, vice-presidente de produto do Ebanx, afirma que o Pix Automático pode ser muito grande e relevante para o cenário de pagamentos no Brasil. Isto porque, na visão dele, o modelo beneficia o pagamento de serviços de streaming e empresas de Software como Serviço (SaaS) por conta do modelo de assinatura. Mais uma possibilidade para o usuário pagar com recorrência e sem fricção, neste caso, é um fator para o check-out bem-sucedido no e-commerce.
Atualmente, segundo o BC, a movimentação com o Pix é de R$ 2 trilhões por segundo no mês, contabilizando pagamentos e transferências.