As vendas relacionadas ao Dia das Bruxas, o Halloween dos Estados Unidos, impulsionaram o varejo online em outubro deste ano. De acordo com dados da Nuvemshop, entre os dias 1º e 30 de outubro, pequenas e médias empresas (PMEs) online venderam 19 mil produtos, registrando um aumento de 34% em comparação a 2023.
O faturamento no período chegou a R$ 948 mil.
Daniela Spinardi, diretora de Pequenas e Médias Empresas na Nuvemshop, defende: “o Halloween é uma comemoração que se populariza cada vez mais no nosso país, principalmente nas redes sociais”.
Os produtos classificados como “Halloween” foram os mais vendidos, com mais de sete mil vendas, um crescimento de 37% em relação ao ano anterior.
Outros itens que se destacaram foram os com temas de caveira (141%), fantasma (60%) e vampiro (26%).
“A temática – utilizada tanto em produtos personalizados e coleções exclusivas, quanto nos layouts das campanhas –, colabora para a conversão de vendas em um período historicamente de menor movimento do varejo, uma vez que a Black Friday se aproxima e muitos consumidores travam suas compras para aguardar a semana de promoções no final de novembro”, completa a executiva.
A análise considerou as vendas realizadas pelos lojistas brasileiros na plataforma Nuvemshop.