Após apresentar o panorama desta quinta-feira (27), o Mercado Livre mostra que, nesta sexta-feira (28), dia oficial da Black Friday no país, foi registrado um aumento de 372% nas buscas por TVs de 65 e 75 polegadas, projetores e soundbars em comparação com 2022. A alta é atribuída principalmente à Copa do Mundo da Fifa, que acontece no próximo ano.

Em sua análise sobre o comportamento de compra, o Mercado Livre identifica que os consumidores estão antecipando a preparação da casa para acompanhar os jogos. Além disso, nas primeiras 12 horas de vendas, os itens de maior faturamento no marketplace foram:
- Televisores;
- Celulares;
- Notebooks;
- Geladeiras;
- Lavadoras.
Já em volume de vendas, se destacam produtos de tíquete menor:
- Creatina;
- Creme reparador;
- Air fryers;
- Sabão líquido.
Segundo Roberta Donato, vice-presidente do Mercado Livre, a data consolida um cenário de maior planejamento entre os usuários. Ao todo, 81% dos consumidores organizaram previamente suas compras, conforme o estudo Panorama do Consumo, o que ajuda a explicar a procura antecipada por eletrônicos ligados ao entretenimento.
A empresa informou ainda que estabeleceu um novo recorde na Black Friday. No pico do dia, os Centros de Distribuição registraram a movimentação de 500 mil pacotes. O cartão de crédito do Mercado Pago foi o meio de pagamento mais utilizado na plataforma durante a data.
Entre as categorias com maior faturamento, estão
- Eletrônicos;
- Eletrodomésticos;
- Ferramentas.
No volume, aparecem liderando:
- Supermercados;
- Moda;
- Itens de beleza.