Logo E-Commerce Brasil

Eletrônicos e mais: o que está movimentando a Black Friday do Mercado Livre em 2025

Por: Lucas Kina

Jornalista e produtor de Podcasts no E-Commerce Brasil

Após apresentar o panorama desta quinta-feira (27), o Mercado Livre mostra que, nesta sexta-feira (28), dia oficial da Black Friday no país, foi registrado um aumento de 372% nas buscas por TVs de 65 e 75 polegadas, projetores e soundbars em comparação com 2022. A alta é atribuída principalmente à Copa do Mundo da Fifa, que acontece no próximo ano.

Mercado Livre - Black Friday 2025 - CD Cajamar (1)
(Imagem: Lucas Kina/E-Commerce Brasil)

Em sua análise sobre o comportamento de compra, o Mercado Livre identifica que os consumidores estão antecipando a preparação da casa para acompanhar os jogos. Além disso, nas primeiras 12 horas de vendas, os itens de maior faturamento no marketplace foram:

  • Televisores;
  • Celulares;
  • Notebooks;
  • Geladeiras;
  • Lavadoras.

Já em volume de vendas, se destacam produtos de tíquete menor:

  • Creatina;
  • Creme reparador;
  • Air fryers;
  • Sabão líquido.

Segundo Roberta Donato, vice-presidente do Mercado Livre, a data consolida um cenário de maior planejamento entre os usuários. Ao todo, 81% dos consumidores organizaram previamente suas compras, conforme o estudo Panorama do Consumo, o que ajuda a explicar a procura antecipada por eletrônicos ligados ao entretenimento.

A empresa informou ainda que estabeleceu um novo recorde na Black Friday. No pico do dia, os Centros de Distribuição registraram a movimentação de 500 mil pacotes. O cartão de crédito do Mercado Pago foi o meio de pagamento mais utilizado na plataforma durante a data.

Entre as categorias com maior faturamento, estão

  • Eletrônicos;
  • Eletrodomésticos;
  • Ferramentas.

No volume, aparecem liderando:

  • Supermercados;
  • Moda;
  • Itens de beleza.