Entre os pequenos e médios empreendedores (PMEs) que vendem online, a demanda por frete aéreo aumentou 80% nos últimos três anos, de acordo com um estudo da plataforma de fretes Melhor Envio, da LWSA. Apenas em 2023, o crescimento foi de 37% em relação ao ano anterior, impulsionado pelo aumento das vendas para regiões como Norte e Nordeste do Brasil.
Apesar do domínio do frete rodoviário, que registrou mais de 20,6 milhões de envios em 2023, o frete aéreo mostra um crescimento mais acelerado. No ano passado, foram mais de 686 mil encomendas enviadas por avião, comparado a 501 mil em 2022 e 376 mil em 2021, durante o auge da pandemia.
Vanessa Bianculli, gerente de Marketing do Melhor Envio, explica que o frete aéreo tem sido uma opção estratégica para lojistas que desejam oferecer entregas mais rápidas e a custos competitivos, especialmente para consumidores em regiões mais distantes. A previsão da Abcomm (Associação Brasileira do Comércio Eletrônico) é que o e-commerce brasileiro cresça 10% em 2024, movimentando mais de R$ 205 bilhões.
Regiões Norte e Nordeste lideram a modalidade
Segundo a pesquisa, a demanda pelo frete aéreo cresceu 24% nas regiões Norte e Nordeste em 2023, atingindo mais de 223 mil encomendas enviadas, com um crescimento acumulado de 76% nos últimos três anos. Estados como Amazonas, Pará, Bahia e Ceará têm se beneficiado do transporte aéreo, já que ele reduz significativamente o tempo de entrega de produtos provenientes de regiões como o Sudeste e Sul, promovendo uma experiência de compra mais satisfatória.
Itens mais vendidos via frete aéreo e rodoviário
Os produtos mais procurados no e-commerce entre os pequenos empreendedores incluem itens de moda, que lideram com 24% dos pedidos em ambos os modais. Joias, relógios, eletrodomésticos e produtos de tecnologia também estão entre os itens mais enviados, apontou o levantamento.