Logo E-Commerce Brasil

Enchentes afetaram transporte de cargas em 70% em SP

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

As fortes chuvas que causaram um caos em São Paulo na segunda-feira (10) trouxeram forte impacto no transporte de cargas partindo da capital, que registrou o maior temporal no mês de fevereiro em 37 anos. Segundo levantamento da FreteBras, a busca de caminhoneiros por fretes saindo da cidade teve queda de 70%, enquanto as cargas disponíveis caíram 44%.

As fortes chuvas causaram estragos e atrapalharam o transporte de cargas em São Paulo – Paulo Pinto/Fotos Públicas

Com o transbordamento dos rios Pinheiros e Tietê, as marginais foram interditadas e, por volta das 8h, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) informou 89 km de lentidão no trânsito da cidade, que chegou a 132 pontos de alagamento. Os transtornos afetaram, inclusive, a região do Ceasa (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo), o principal centro de abastecimento de alimentos da capital.

“Nos últimos dias os caminhoneiros fizeram, em média, 6.000 buscas únicas por dia para fretes em São Paulo na FreteBras. Nessa segunda, foram apenas 1,8 mil. O número de cargas disponíveis para serem transportadas partindo da cidade despencou quase que pela metade, passando de 500 para 280 por dia. Certamente foi um dia com grandes perdas para a economia da capital”, assinala Bruno Hacad, diretor de operações da FreteBras.

Leia também: Atraso no prazo de entrega pode gerar reembolso do valor do frete