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Envelhecimento impulsiona mercado masculino de autocuidado

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Por: Amanda Lucio

Jornalista e Repórter do E-Commerce Brasil

O envelhecimento tem sido um fator determinante para o crescimento do mercado de autocuidado masculino no Brasil. Em 2024, os homens foram responsáveis por 39% do aumento nas ocasiões de uso de produtos de cuidados pessoais, segundo um estudo da divisão Worldpanel da Kantar.

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(Imagem: Envato)

A preocupação com os primeiros sinais do envelhecimento, como cabelos brancos, linhas finas, rugas e aparência cansada, tem levado mais consumidores a buscar produtos de beleza específicos. A adesão a esses itens subiu de 70% em 2023 para 72% em 2024.

Homens intensificam cuidados

Os serviços de estética profissional também têm ganhado espaço entre os homens. Tratamentos faciais já são utilizados por 17% do público masculino, um crescimento de 3 pontos percentuais em um ano. A depilação facial com cera alcança 7% dos homens, enquanto 2% dos brasileiros entre 35 e 44 anos já utilizam botox.

A frequência de uso de produtos faciais é ainda maior entre aqueles que realizam procedimentos estéticos. Homens que aplicam botox, por exemplo, usam 2,5 vezes mais hidratantes e tônicos faciais do que a média.

Categorias de cuidados pessoais disparam

Nos últimos cinco anos, diversas categorias de produtos masculinos cresceram significativamente. O uso de proteção solar e hidratantes para os olhos triplicou, enquanto produtos como body splash, corretivo para olhos, sabonete íntimo, produtos para unhas, esfoliante corporal, pó facial, máscara facial e hidratante para os pés dobraram as ocasiões de consumo.

O mercado de proteção solar masculino movimenta cerca de R$ 2,4 bilhões, com um tíquete médio de R$ 48 por produto entre aqueles que compram ao menos um item por ano.

Os dados fazem parte do Painel de Uso da Kantar, que acompanha o comportamento de 150 milhões de consumidores no Brasil.

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