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Venda de produtos de beleza cresce frente a otimismo dos consumidores para temporada de festas

Por: Helena Canhoni

Jornalista

Bacharel em Comunicação Social pela ESPM. Experiência em tráfego pago, cobertura de eventos, planejamento de marketing e mídias sociais.

Pesquisa anual da Circana, sobre intenções de compra para a temporada de festas de 2024 nos Estados Unidos, aponta consumidores mais otimistas e dispostos a gastar mais do que no ano passado. Em média, eles prevêem um gasto de US$ 771 neste fim de ano, um aumento de 2% em relação a 2023, porém ainda 2% inferior aos níveis de 2021.

O estudo indica que 64% dos consumidores estão ansiosos pela temporada de festas e 57% declaram que fazer compras os coloca no clima festivo, os maiores índices dos últimos 4 anos. 

Kit com produtos de beleza em tons de bege, marrom e amarelo claro em cima de balcão com espelho e flores
Imagem: reprodução

Além disso, aproximadamente 66% dos entrevistados consideram as festas uma pausa do cotidiano. Enquanto 40% planejam comprar mais presentes para os outros, 28% pretendem se presentear como forma de “terapia de compras”. 

Embora 62% dos consumidores acreditem que os custos com alimentos e mantimentos afetarão suas compras de fim de ano, 57% estão mais otimistas com sua situação financeira pessoal em comparação ao ano anterior.

A pesquisa também revela que 37% dos consumidores pretendem comprar mais itens em promoção – sendo que 24% acreditam que encontrarão as melhores ofertas na Black Friday, o maior índice em 4 anos. Apesar de mais da metade dos consumidores (51%) planejarem gastar menos devido ao aumento de outros custos, apenas 13% disseram que mudariam de loja para economizar.

Mercado de beleza

O quarto trimestre de 2024, de acordo com a empresa, será o período mais forte para o mercado de beleza no Brasil, impulsionado por fragrâncias, maquiagem e kits presenteáveis. De acordo com a Circana, 31% das vendas anuais do setor de beleza aconteceram no quarto trimestre de 2023 – um crescimento de 13% em comparação a 2022.

Segundo Ana Seccato, diretora comercial da Circana, novembro continuará sendo o mês de maior destaque em 2024: “a análise nos mostra uma mudança significativa no comportamento do consumidor, com novembro superando dezembro em volume de vendas pela primeira vez em 2023, impulsionado principalmente pela Black Friday”. 

No período, as fragrâncias femininas lideraram as vendas no setor, 35% do mercado, seguidas pela maquiagem, que com 31% teve o maior crescimento entre todas as categorias analisadas.

Um destaque foi o segmento de kits que, apesar de representar apenas 6% das vendas totais, registrou um aumento de 25% no quarto trimestre de 2023, superando a média do mercado. “O último trimestre concentrou 40% das vendas anuais de kits, reforçando sua importância como opção para presentes durante o período de festas”, esclarece Seccato.

Ademais, os lançamentos também desempenharam um papel fundamental no desempenho do setor, representando 41% do crescimento total no quarto trimestre de 2023. O segmento de fragrâncias liderou as inovações, com 54% dos novos produtos introduzidos no mercado.

“Com base nestes indicadores, projetamos que o Q4 de 2024 manterá sua posição como o trimestre mais relevante para o setor de beleza, com especial atenção para o mês de novembro e a Black Friday como momentos-chave para o varejo”, finaliza a executiva.