Com a digitalização dos negócios, fica cada vez mais inerente a utilização de marketing digital nos negócios, sobretudo em tempos de pandemia com o aumento da procura por supermercados que atendam online. Para Fernanda Dalben, diretora de Marketing do Dalben Supermercados, a separação entre estratégias on e offline ficou no passado.
“A gente separa de acordo com as estratégias, mas é uma conta única para o marketing. A estratégia deve ser figital: físico + digital”, aconselhou a executiva, durante o Grocery&Drinks, nesta quinta-feira (22).
Veja as principais estratégias de marketing para supermercados:
- Conteúdo: “É importante produzir conteúdo útil ao cliente para chamar a atenção da marca. E-books são exemplos disso”, segundo a executiva.
- Cupom de desconto
- Frete grátis: “O frete é um dos grandes fatores de desistência que às vezes pesa, por isso ações com frete dão muito resultado”, afirma Dalben.
- E-Sampling
- Imprensa
- Lives: “Fizemos lives de como fazer um bom churrasco, como pintar o cabelo em casa e até a limpar a cozinha depois de uma receita”, relembra.
- Multicanalidade
- Surpreender: “Na chegada da primavera, demos vasos com girassóis para convidar os clientes”, lembra a executiva.
Estratégias x Indicadores de desempenho
De acordo com a executiva, antes de iniciar uma estratégia de marketing, é importante se atentar a alguns fatores-chave:
- CAC (Custo de aquisição de clientes) o custo de um novo cliente. “É o total gasto com vendas + total gasto com marketing + total de novos clientes. É sempre melhor investir na retenção do que para atrair mais clientes”.
- LTV (Ciclo de vida do cliente): tempo de relacionamento/ receita média). “É a média de gasto do cliente no estabelecimento x a quantidade de vezes que o cliente comprou x tempo de relacionamento do cliente com a empresa”, afirma.
- ROI (Retorno do investimento): resultado e rentabilidade. “É o valor total de ganhos, que é o valor total do investimento inicial + valor total do investimento inicial x 100″, ensina.
Por Dinalva Fernandes, da redação do E-Commerce Brasil
Leia também: Clube de assinatura: modalidade deve chegar a 75% das empresas em 2023