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Especialista dá dicas para unir estratégias de marketing e vender mais

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

Com a digitalização dos negócios, fica cada vez mais inerente a utilização de marketing digital nos negócios, sobretudo em tempos de pandemia com o aumento da procura por supermercados que atendam online. Para Fernanda Dalben, diretora de Marketing do Dalben Supermercados, a separação entre estratégias on e offline ficou no passado.

“A gente separa de acordo com as estratégias, mas é uma conta única para o marketing. A estratégia deve ser figital: físico + digital”, aconselhou a executiva, durante o Grocery&Drinks, nesta quinta-feira (22).

Veja as principais estratégias de marketing para supermercados:

  • Conteúdo: “É importante produzir conteúdo útil ao cliente para chamar a atenção da marca. E-books são exemplos disso”, segundo a executiva.
  • Cupom de desconto
  • Frete grátis: “O frete é um dos grandes fatores de desistência que às vezes pesa, por isso ações com frete dão muito resultado”, afirma Dalben.
  • E-Sampling
  • Imprensa
  • Lives: “Fizemos lives de como fazer um bom churrasco, como pintar o cabelo em casa e até a limpar a cozinha depois de uma receita”, relembra.
  • Multicanalidade
  • Surpreender: “Na chegada da primavera, demos vasos com girassóis para convidar os clientes”, lembra a executiva.

Estratégias x Indicadores de desempenho

De acordo com a executiva, antes de iniciar uma estratégia de marketing, é importante se atentar a alguns fatores-chave:

  • CAC (Custo de aquisição de clientes) o custo de um novo cliente. “É o total gasto com vendas + total gasto com marketing + total de novos clientes. É sempre melhor investir na retenção do que para atrair mais clientes”.
  • LTV (Ciclo de vida do cliente): tempo de relacionamento/ receita média). “É a média de gasto do cliente no estabelecimento x a quantidade de vezes que o cliente comprou x tempo de relacionamento do cliente com a empresa”, afirma.
  • ROI (Retorno do investimento): resultado e rentabilidade. “É o valor total de ganhos, que é o valor total do investimento inicial + valor total do investimento inicial x 100″, ensina.

Por Dinalva Fernandes, da redação do E-Commerce Brasil

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