Um estudo exclusivo da Croma Consultoria, revelou que o PayPal é a carteira digital mais utilizada e confiável no Brasil, com 52% dos usuários afirmando que continuarão usando a plataforma. O índice é ainda maior entre a classe alta, atingindo 71%. A preferência pelo PayPal é atribuída à reputação consolidada da marca, segurança nas transações e ampla oferta de serviços.
Enquanto PicPay e Mercado Pago aparecem empatados em segundo lugar, com 33% de intenção de uso cada. O PicPay se destaca na classe A, onde 42% dos entrevistados planejam manter o uso, devido à praticidade nos pagamentos entre amigos e promoções atraentes. Já o Mercado Pago é a escolha de 43% da Geração X, que valoriza sua praticidade para compras online e serviços financeiros.
Outras carteiras digitais, como PagBank (21%), Google Pay (16%) e Iti (12%), seguem com taxas de intenção mais tímidas, indicando que estão ganhando espaço, mas ainda não atingiram o patamar das líderes. Plataformas como 99Pay (10%) e RecargaPay (8%) enfrentam desafios consideráveis para conquistar maior engajamento no mercado.
Ainda, o estudo destaca que PayPal, Mercado Pago e PicPay são consideradas as carteiras digitais mais confiáveis, com 34%, 34% e 25% das menções, respectivamente. Por outro lado, Bitz (31%) foi apontada como a menos confiável, seguida por 99Pay (20%) e Ame Digital (17%). Segundo a Croma, problemas de instabilidade, suporte inadequado e insegurança são as principais razões por trás da baixa confiança nessas marcas.
Popularidade e transformação cultural
De acordo com Edmar Bulla, fundador do Grupo Croma, o crescimento das carteiras digitais reflete uma transformação cultural no comportamento financeiro dos brasileiros. “As gerações mais jovens buscam soluções que combinem praticidade, segurança e inovação, enquanto as mais velhas veem nas carteiras digitais um caminho para adaptação ao mundo digital. Esse movimento não apenas promove a inclusão financeira, mas também abre novas oportunidades de negócios e modelos de consumo”, afirma Bulla.
O relatório reforça que as marcas líderes, além de serem bem avaliadas por novos usuários, também são as mais leais entre os clientes existentes. Em contraste, as carteiras com baixa percepção de confiança precisam investir em melhorias na experiência do usuário e na gestão de reputação para se reposicionarem no mercado.
O estudo ouviu 1000 brasileiros com entrevistas realizadas em agosto de 2024 com resultados ponderados para representar o total da população brasileira. Margem de erro de 3 p.p e nível de confiança em 95%.