A pandemia não mudou apenas os hábitos do consumidor. Ela também levou o varejo americano a repensar a Black Friday, um dos maiores dias de compras do ano.
Muitas lojas permaneceram fechadas no dia de Ação de Graças, na última quinta-feira (25), em um rompimento com a tradição pré-coronavírus de abrir na noite do feriado.
Os varejistas se afastaram dos itens com grandes descontos disponíveis por um tempo limitado que atraíram hordas de compradores às lojas na manhã de sexta-feira (26). Em vez disso, eles têm negociado ofertas da Black Friday o mês todo, tanto online quanto nas lojas. Alguns hospedaram eventos de streaming em seus sites na sexta-feira como uma alternativa para visitar uma loja.
“Os clientes estão comprando de forma diferente este ano”, disse Greg Revelle, diretor de marketing da Kohl’s Corp. “Tivemos que alterar nossa estratégia da Black Friday.”
As lojas estão tentando equilibrar o que os economistas preveem que será um recorde de vendas de fim de ano com as restrições da cadeia de suprimentos que têm mantido alguns itens em falta.
Os americanos na Black Friday gastaram US$ 6,6 bilhões online a partir das 23h de Brasília na quinta-feira, de acordo com a Adobe Inc. A Adobe estima que quando a contagem final chegar, os consumidores terão mobilizado entre US$ 8,8 bilhões e US $ 9,2 bilhões online, em comparação com US$ 9,03 bilhões um ano atrás.
Muitos consumidores conseguiram economizar dinheiro durante a pandemia e agora estão gastando livremente, apesar do aumento da inflação. Isso é um bom augúrio para a temporada de férias, disseram executivos e analistas.
A Federação Nacional de Varejo dos EUA espera que as vendas durante novembro e dezembro aumentem em um recorde entre 8,5% e 10,5%, chegando a US$ 859 bilhões, em comparação com o ano anterior. Isso contrasta com um aumento médio de 4,4% nos últimos cinco anos.
A previsão foi feita antes da Organização Mundial da Saúde declarar na sexta-feira que uma nova cepa do coronavírus, detectada pela primeira vez no sul da África, era uma “variante de preocupação” global. A variante gerou preocupações de que as restrições a viagens e outras restrições prejudicariam a recuperação da economia global.
O grupo comercial prevê que quase 2 milhões de pessoas a mais, ou um total de 158,3 milhões, farão compras no fim de semana de Ação de Graças deste ano, em comparação com o ano passado. Ainda assim, é uma queda em relação aos 165,3 milhões de pessoas que fizeram compras no mesmo fim de semana de 2019, antes da pandemia.
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