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Executivo da Ambev lista benefícios do e-commerce em sua operação

Por: Lucas Kina

Jornalista e repórter do E-Commerce Brasil

A entrada e desenvolvimento do Zé no mercado foram revolucionários, principalmente pelo seu modelo de atuação. A contribuição do e-commerce à Ambev, por outro lado, vai além do sucesso voltado ao aplicativo de delivery de bebidas. Com relacionamento amplificado e aumento em vendas, a empresa já não se vê mais sem atuar no segmento, seja a curto ou longo prazo.

“O e-commerce é o canal que mais beneficia a Ambev em termos de curto e longo prazo. São muitos fatores positivos, incluindo maior rentabilidade, construção de marca e melhoria da experiência do consumidor”, explica Rodrigo Haddad, diretor de E-commerce da Ambev.

Durante o Congresso Grocery&Drinks 2023, o executivo falou da boa relação da companha no universo B2C. Com relacionamento promovida por plataforma própria ou de parceiros, ele conta que mais de 100 clientes foram atendidos em 2022.

“O varejo está em digitalização constante e, com isso, consegue suporte para um processo mais fluido acontecer no e-commerce. O que fazemos a partir disso é executar o básico bem, sempre valorizando a atual base de clientes antes de expandi-la”, continua.

E-commerce - Ambev
Rodrigo Haddad, diretor de E-commerce da Ambev

A longo prazo, Haddad acredita que, de maneira orgânica, ocorre uma “premiunização” da jornada do consumidor. Isso porque, ao longo dos anos, a compra se transforma e novos produtos (mais caros) passam a entrar no carrinho destes usuários. Dessa forma, a rentabilidade também entra no planejamento da Ambev mais a frente.

De acordo com o executivo, 70% dos produtos premium da Ambev, aliás, são comercializados no e-commerce, enquanto o varejo físico fica 20%. Além disso, o ticket médio online é duas vezes maior que no segmento tradicional.

Desenvolvimento do e-commerce

Por fim, Haddad divide os processos para construir um comércio sólido no digital. São quatro pilares ao todo:

Pessoas

Pensar em pessoas que tenham como perfil ou atuação as áreas de design, ciência de dados, UX e Digital Media.

Além disso, atuar com atendimento dedicado e regionalizado é importante no desenvolvimento da base de clientes, situação importante a curto e longo prazo.

IMC (Campanha de Marketing Integrada)

A dedicação da empresa à uma campanha específica ajuda no momento de inflar um produto ou uma linha de venda no comércio eletrônico.

Isso ajuda no combate a inatividade de usuários e a problemas vindos da sazonalidade.

Mídia

O tráfego de performance ajuda a colocar a marca em muitos lugares e, sendo visto, o e-commerce tende a crescer.

Dados

A evolução na troca de dados e informações entre Ambev e marcas parceiras se tornou uma via de mão dupla. Enquanto as empresas se beneficiam de descontos e outras situações, a gigante entende melhor seu cliente e traça estratégias focadas.