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Expectativas altas: 84% dos latino-americanos trocariam de marca após experiência ruim

Por: Amanda Lucio

Jornalista e Repórter do E-Commerce Brasil

A Zendesk, líder em soluções de experiência do cliente (CX), lançou o relatório CX Trends 2025, que destaca o impacto crescente da Inteligência Artificial (IA) nos negócios e as demandas dos consumidores da América Latina. A região se destaca por sua liderança na adoção de IA e pela exigência de um atendimento eficiente, com 84% dos consumidores latino-americanos afirmando que trocariam de marca após uma única experiência ruim. No Brasil, esse índice chega a 83%.

Decepcionada mulher negra desembalando pacote de papelão, recebendo sapatos clássicos, infeliz com o ítem entregue, enrugando o nariz de nojo em casa. Erro de compra on-line, entrega errada
(Imagem: Envato)

“A expectativa intensa dos consumidores na América Latina cria uma pressão para que as empresas acertem desde o início. Com a adoção de IA, há uma oportunidade única de inovar e redefinir o atendimento ao cliente”, afirmou Walter Hildebrandi, CTO da Zendesk para a região.

Cinco tendências do CX Trends 2025

1. AI Copilots impulsionam atendimento autônomo

      • 95% dos agentes na América Latina e 99% no Brasil acreditam que AI Copilots aprimoram o atendimento ao cliente;
      • 93% dos agentes na região dizem que a supervisão humana garante a qualidade do serviço.

      2. Confiança depende de interações humanizadas

        • 78% dos consumidores latinos e 81% dos brasileiros consideram a simpatia essencial para uma boa experiência com IA;
        • 74% dos brasileiros afirmam que o importante é a solução do problema, independente de ser IA ou humano.

        3. Assistentes pessoais de IA redefinem o CX

          • 89% dos líderes de CX estão se preparando para a gestão de interações por assistentes como Alexa e Siri nos próximos dois anos;
          • 65% dos brasileiros estão dispostos a delegar tarefas de atendimento a assistentes pessoais de IA.

          4. IA de voz lidera nova era de suporte personalizado

            • 96% das empresas inovadoras no Brasil reconhecem o potencial da IA de voz para interações mais naturais e inclusivas;
            • 62% dos consumidores brasileiros preferem interagir por voz em tarefas de atendimento.

            5. Personalização baseada em IA fideliza clientes

              • 68% dos brasileiros esperam um serviço mais personalizado com IA;
              • 81% dos brasileiros consideram o atendimento ao cliente essencial para fidelização à marca.

              Desafios e oportunidades

              Embora 86% dos agentes da região utilizem ferramentas de IA como bots e Copilots, 65% admitem usar ferramentas não autorizadas (“shadow AI”), evidenciando lacunas na orientação por parte das empresas. “O entusiasmo pela IA reflete o apetite por inovação, mas os líderes precisam oferecer suporte e treinamento adequados para maximizar o potencial dessa tecnologia”, afirmou Hildebrandi.

              Os dados do relatório foram obtidos por meio de entrevistas com 5.100 consumidores e 5.400 líderes, agentes e compradores de tecnologia em 22 países, entre junho e julho de 2024. As amostras foram ponderadas para garantir representatividade