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54,5% dos lojistas nunca realizaram um teste de usabilidade, mostra pesquisa

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Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em arte, literatura e filosofia pela PUC-RS. Atua no mercado digital desde 2018 com produção técnica de conteúdo e fomento à educação profissional do setor. Além do portal, é editora-chefe da revista E-Commerce Brasil.

Pesquisa da Digital Hub em parceria com o E-Commerce Brasil mostrou que 54,5% dos lojistas nunca realizaram um teste de usabilidade em seu site. A pesquisa buscou levantar dados sobre a adequação dos e-commerces à experiência do usuário. Para a parcela que afirmou realizar:
  • 23% realizam testes quantitativos, analisando mapas de calor, cliques e eventos;
  • 18% realizam testes qualitativos, gravando sessões e analisando jornadas;
  • 4,5% realizam tanto testes quantitativos quanto qualitativos.
45,5% dos respondentes afirmaram que frequentemente se baseiam em dados analíticos para implementar melhorias que visem incremento na taxa de conversão. 4,5% afirmaram que usam os dados sempre. 41%, no entanto, responderam que apenas raramente e 9% nunca usam. Quando indagados sobre o campo de pesquisa do site, 31% afirmaram que de 0 a 30% dos usuários utilizam esta funcionalidade no e-commerce. Em menores proporções, 14% afirmaram que de 30 a 60% dos usuários fazem buscas e 18% afirmaram que mais de 60% de seus usuários no e-commerce usam o campo de pesquisa do e-commerce. 36%, no entanto, afirmaram que não acompanham esses dados.

Vitrines do e-commerce

Com relação às vitrines apresentadas ao consumidor voltadas para uma melhor experiência do usuário, 54,5% afirmaram que disponibilizam as vitrines de lançamentos e novidades. Podendo responder mais de uma alternativa, 50% dos respondentes disseram que disponibilizam vitrines de ofertas e promoções. Na faixa dos 45,5% duas respostas: produtos mais vendidos e produtos estrategicamente definidos. Na faixa dos 13,6% também duas respostas: inteligência por navegação do usuário e produtos aleatórios inseridos na home.

Repaginados

41% dos respondentes afirmaram que o e-commerce passou por alguma reformulação ou mudança no visual nos últimos 5 meses ou menos visando melhoria na experiência do usuário. 23% passaram por este processo há mais de um ano e 18% há mais de 6 meses. 18% afirmaram que nunca alteraram nenhum componente do e-commerce.

Segmentações

Quando a pergunta foi segmentação de acordo com o comportamento do consumidor no site, 59% afirmaram que realizam a segmentação por categoria ou tipo de produto. Podendo responder mais de uma alternativa, 50% afirmaram também que segmentam por região, estado ou cidade. 32% disseram que segmentam os públicos de acordo com a última compra ou visita realizada. Por fim, 27% segmentam por número de compras e 23% pelo valor das compras.

Expectativas

50% dos respondentes acreditam que seu e-commerce atenda plenamente às características visuais necessárias para o mercado. Além disso, 32% disseram que o e-commerce atende parcialmente a estes critérios. Por outro lado, 9% acreditam que não atende, enquanto 4,5% responderam que não sabem como considerar e 4,5% responderam que atende acima das expectativas. Foram consideradas para esta questão tendências de design, visual de produtos, descrições e botões. Com relação à tecnologia necessária para o mercado, 54,5% afirmaram que consideram que seu e-commerce atenda parcialmente às características. 32% afirmaram que atende plenamente e 9% atende acima das expectativas. Por fim, 4,5% afirmaram que não atende. Para esta questão, foi considerado velocidade de carregamento, estruturação de categorias e adaptação a diferentes tamanhos de tela.

Sazonalidade

Podendo responder mais de uma alternativa, os consumidores foram questionados sobre as novidades oferecidas para a experiência do usuário diante de datas de vendas sazonais. 73% afirmaram que oferecem promoções por cupons e 59% afirmaram que oferecem promoções por tipo ou categorias de produtos. Na faixa dos 32%, duas respostas: hotsites e/ou categorias especiais e promoção por valor mínimo. 13,6% oferecem promoções por região.

Tecnologias

Quando indagados sobre as tecnologias usadas para a performance do e-commerce, 86% afirmaram usar o Web Analytics. Podendo responder mais de uma alternativa, 45,5% usam automação de marketing e CRM. Na faixa dos 27%: ferramentas de teste AB e comportamento de navegação. Na faixa dos 23%: vitrines inteligentes e ferramentas de busca inteligentes. Leia também: Suzane Apelbaum fala sobre marketing inclusivo no Fórum 2021.
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