Pesquisa da Digital Hub em parceria com o E-Commerce Brasil mostrou que 54,5% dos lojistas nunca realizaram um teste de usabilidade em seu site.
A pesquisa buscou levantar dados sobre a adequação dos e-commerces à experiência do usuário.
Para a parcela que afirmou realizar:
- 23% realizam testes quantitativos, analisando mapas de calor, cliques e eventos;
- 18% realizam testes qualitativos, gravando sessões e analisando jornadas;
- 4,5% realizam tanto testes quantitativos quanto qualitativos.
45,5% dos respondentes afirmaram que frequentemente se baseiam em dados analíticos para implementar melhorias que visem incremento na taxa de conversão. 4,5% afirmaram que usam os dados sempre.
41%, no entanto, responderam que apenas raramente e 9% nunca usam.
Quando indagados sobre o campo de pesquisa do site, 31% afirmaram que de 0 a 30% dos usuários utilizam esta funcionalidade no e-commerce. Em menores proporções, 14% afirmaram que de 30 a 60% dos usuários fazem buscas e 18% afirmaram que mais de 60% de seus usuários no e-commerce usam o campo de pesquisa do e-commerce.
36%, no entanto, afirmaram que não acompanham esses dados.
Vitrines do e-commerce
Com relação às vitrines apresentadas ao consumidor voltadas para uma melhor experiência do usuário, 54,5% afirmaram que disponibilizam as vitrines de lançamentos e novidades.
Podendo responder mais de uma alternativa, 50% dos respondentes disseram que disponibilizam vitrines de ofertas e promoções.
Na faixa dos 45,5% duas respostas: produtos mais vendidos e produtos estrategicamente definidos.
Na faixa dos 13,6% também duas respostas: inteligência por navegação do usuário e produtos aleatórios inseridos na home.
Repaginados
41% dos respondentes afirmaram que o e-commerce passou por alguma reformulação ou mudança no visual nos últimos 5 meses ou menos visando melhoria na experiência do usuário.
23% passaram por este processo há mais de um ano e 18% há mais de 6 meses.
18% afirmaram que nunca alteraram nenhum componente do e-commerce.
Segmentações
Quando a pergunta foi segmentação de acordo com o comportamento do consumidor no site, 59% afirmaram que realizam a segmentação por categoria ou tipo de produto.
Podendo responder mais de uma alternativa, 50% afirmaram também que segmentam por região, estado ou cidade.
32% disseram que segmentam os públicos de acordo com a última compra ou visita realizada. Por fim, 27% segmentam por número de compras e 23% pelo valor das compras.
Expectativas
50% dos respondentes acreditam que seu e-commerce atenda plenamente às características visuais necessárias para o mercado.
Além disso, 32% disseram que o e-commerce atende parcialmente a estes critérios. Por outro lado, 9% acreditam que não atende, enquanto 4,5% responderam que não sabem como considerar e 4,5% responderam que atende acima das expectativas.
Foram consideradas para esta questão tendências de design, visual de produtos, descrições e botões.
Com relação à tecnologia necessária para o mercado, 54,5% afirmaram que consideram que seu e-commerce atenda parcialmente às características.
32% afirmaram que atende plenamente e 9% atende acima das expectativas. Por fim, 4,5% afirmaram que não atende.
Para esta questão, foi considerado velocidade de carregamento, estruturação de categorias e adaptação a diferentes tamanhos de tela.
Sazonalidade
Podendo responder mais de uma alternativa, os consumidores foram questionados sobre as novidades oferecidas para a experiência do usuário diante de datas de vendas sazonais.
73% afirmaram que oferecem promoções por cupons e 59% afirmaram que oferecem promoções por tipo ou categorias de produtos.
Na faixa dos 32%, duas respostas: hotsites e/ou categorias especiais e promoção por valor mínimo.
13,6% oferecem promoções por região.
Tecnologias
Quando indagados sobre as tecnologias usadas para a performance do e-commerce, 86% afirmaram usar o Web Analytics.
Podendo responder mais de uma alternativa, 45,5% usam automação de marketing e CRM.
Na faixa dos 27%: ferramentas de teste AB e comportamento de navegação.
Na faixa dos 23%: vitrines inteligentes e ferramentas de busca inteligentes.
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