Logo E-Commerce Brasil

Festas de fim de ano movimentam delivery; consumidores buscam panetones e bebidas

Por: Amanda Lucio

Jornalista e Repórter do E-Commerce Brasil

O hábito do delivery continua em alta no Brasil, com consumidores expandindo os pedidos além de refeições prontas. Segundo levantamento do iFood, a busca por itens de mercado e produtos de lojas cresceu significativamente na primeira quinzena de dezembro de 2024, refletindo os preparativos para as festas de fim de ano.

(Imagem: Envato)

No segmento de mercado, os itens mais pesquisados foram panetone, sorvete e chester. Já na categoria shopping, que abrange lojas no aplicativo, flores, cestas natalinas e presentes lideraram as buscas. Esses dados mostram que os consumidores estão combinando praticidade com as tradições natalinas.

Aumento nas vendas de clássicos do Natal

O iFood identificou um crescimento expressivo na venda de produtos típicos do Natal, como ocorreu em 2023. Na semana do Natal do ano passado, foram vendidos 114,6 mil panetones pela plataforma, o equivalente a 11 unidades por minuto. O período também registrou um aumento de 66% no faturamento dos mercados no app, em comparação à média semanal do ano.

As cestas natalinas se destacaram em 2023, com crescimento de 1.600% no faturamento na semana do Natal, seguidas por frutas em calda. Na categoria de bebidas, os espumantes lideraram o aumento de vendas, com crescimento de 850%, seguidos por whisky e licores.

“O aumento de pedidos de itens tradicionais da ceia de Natal pelo delivery mostra que a praticidade, qualidade e conveniência são fatores decisivos para os consumidores. A tendência é de que mais pessoas utilizem o serviço para otimizar seu tempo e garantir os sabores clássicos do Natal”, destacou Murilo Massari, diretor comercial do iFood.