O hábito do delivery continua em alta no Brasil, com consumidores expandindo os pedidos além de refeições prontas. Segundo levantamento do iFood, a busca por itens de mercado e produtos de lojas cresceu significativamente na primeira quinzena de dezembro de 2024, refletindo os preparativos para as festas de fim de ano.
No segmento de mercado, os itens mais pesquisados foram panetone, sorvete e chester. Já na categoria shopping, que abrange lojas no aplicativo, flores, cestas natalinas e presentes lideraram as buscas. Esses dados mostram que os consumidores estão combinando praticidade com as tradições natalinas.
Aumento nas vendas de clássicos do Natal
O iFood identificou um crescimento expressivo na venda de produtos típicos do Natal, como ocorreu em 2023. Na semana do Natal do ano passado, foram vendidos 114,6 mil panetones pela plataforma, o equivalente a 11 unidades por minuto. O período também registrou um aumento de 66% no faturamento dos mercados no app, em comparação à média semanal do ano.
As cestas natalinas se destacaram em 2023, com crescimento de 1.600% no faturamento na semana do Natal, seguidas por frutas em calda. Na categoria de bebidas, os espumantes lideraram o aumento de vendas, com crescimento de 850%, seguidos por whisky e licores.
“O aumento de pedidos de itens tradicionais da ceia de Natal pelo delivery mostra que a praticidade, qualidade e conveniência são fatores decisivos para os consumidores. A tendência é de que mais pessoas utilizem o serviço para otimizar seu tempo e garantir os sabores clássicos do Natal”, destacou Murilo Massari, diretor comercial do iFood.