Logo E-Commerce Brasil

Festas juninas: PMEs faturam R$6,8 milhões em menos de um mês no comércio eletrônico

Por: Amanda Lucio

Jornalista e Repórter do E-Commerce Brasil

O relatório da Nuvemshop revelou que as tradicionais festas juninas também movimentaram as vendas no varejo digital brasileiro das pequenas e médias empresas (PMEs). Entre os dias 1º e 23 de junho, os pequenos varejistas online venderam mais de 100 mil produtos relacionados às festividades, um aumento de 24% em relação ao mesmo período do ano passado, totalizando R$ 6,8 milhões – um crescimento 25% maior em comparação a 2023.

Bolo de milho, milho, amendoim, chapéu de palha em cima de uma mesa
Levantamento usou como base as lojas brasileiras da Nuvemshop (Imagem: Reprodução)

Durante o período analisado, a venda de produtos classificados como “juninos” na plataforma da Nuvemshop cresceu cerca de 90% em comparação ao ano passado, passando de 10 mil para 19 mil itens vendidos. Entre os vendidos, estavam as camisetas xadrez, chapéus de palha, balões e bandeirinhas. Além disso, houve um aumento de 36% no volume de itens registrados como “cowboy” para venda.

Historicamente, as festas juninas não faziam parte do calendário do varejo. No entanto, mais uma vez, comunicações e promoções desenvolvidas exclusivamente para uma comemoração popular fizeram a diferença nas vendas das PMEs. O empreendedor precisa ter em mente que todos os meses e eventos do ano podem se tornar atrativos para as compras online e usar isso a seu favor no planejamento da loja virtual.

Marcela Orlandi, gerente de sucesso do cliente da Nuvemshop