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Fraudes no e-commerce crescem aproximadamente 30% em outubro

Por: Helena Canhoni

Jornalista

Bacharel em Comunicação Social pela ESPM. Experiência em tráfego pago, cobertura de eventos, planejamento de marketing e mídias sociais.

O Indicador Mensal de Fraude da Equifax | BoaVista aponta um aumento de 27,35% nas tentativas de fraude no e-commerce em outubro de 2024, comparado a setembro, quando foram registradas quase 600 mil ocorrências. O ticket médio das compras fraudulentas foi de R$ 422,90.

Os dados também mostram que o ticket médio das tentativas de fraude aumentou 4,4% em relação ao mesmo período de 2023.

Casal sentado em sofá com computador no colo descobrindo fraude financeira
Imagem: reprodução

Os dispositivos móveis, especialmente aqueles que utilizam o navegador Google Chrome, seguem como os preferidos pelos fraudadores, representando 6,36% das fraudes registradas em outubro. 

Regionalmente, 22,61% das tentativas de fraude ocorreram nos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo. Por outro lado, Acre, Amapá e Roraima apresentaram os menores índices, com apenas 0,13%, somando 927 ocorrências.

Os dias da semana com maiores casos, segundo o estudo, são quartas e quintas-feiras, concentrando 34,23% das tentativas de fraude, com o pico de atividade às 14h. O menor registro ocorre às 4h da manhã. 

Já os finais de semana, especialmente os domingos, têm menor incidência de fraudes, correspondendo a 11,36% das tentativas. Por outro lado, terças-feiras são os dias com maior volume de vendas legítimas, representando 17,87%, ou aproximadamente 3,4 milhões de transações.

Pedro Tavares, superintendente de Produtos de Identidade e Fraude, da Equifax | BoaVista, destaca: “as fraudes acontecem durante o dia para se camuflarem entre as transações legítimas, dificultando a identificação por sistemas antifraude. Isso destaca a importância de os e-commerces estarem sempre bem equipados com soluções capazes de acompanhar o avanço das técnicas utilizadas em tentativas de fraude”.

| BoaVista, destaca: “as fraudes acontecem durante o dia para se camuflarem entre as transações legítimas, dificultando a identificação por sistemas antifraude. Isso destaca a importância de os e-commerces estarem sempre bem equipados com soluções capazes de acompanhar o avanço das técnicas utilizadas em tentativas de fraude”.