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Fraudes no e-commerce cresceram 40% no primeiro semestre 2024

Por: Helena Canhoni

Jornalista

Bacharel em Comunicação Social pela ESPM. Experiência em tráfego pago, cobertura de eventos, planejamento de marketing e mídias sociais.

O Censo da Fraude, conduzido pela Equifax | BoaVista, revelou um aumento de 40% nas tentativas de fraude no e-commerce durante o horário comercial, das 12h às 17h59, no primeiro semestre de 2024. 

O levantamento traz informações sobre o comportamento das fraudes em transações online e mostram que a taxa de tentativas de fraude se manteve em 32% entre 18h e meia-noite, com resultados semelhantes entre os primeiros semestres de 2024 e 2023. 

Por outro lado, as fraudes durante a madrugada, entre meia-noite e 6h da manhã, caíram de 8% em 2023 para 6% no mesmo período de 2024.

Mulher frustrada com acesso negado em computador
Imagem: reprodução

Outro dado relevante é que os dispositivos móveis continuam sendo o principal meio de tentativas de fraude no comércio eletrônico, representando 75% em 2024, contra 74% no ano anterior. Já os golpes por meio de computadores diminuíram, passando de 26% em 2023 para 25% em 2024.

Rogério Signorini, vice-presidente de Produtos e Pré-Vendas da Equifax | BoaVista, explica: “o estudo fornece informações cruciais sobre o padrão de comportamento mais frequente dos fraudadores nos horários de alta rotatividade no e-commerce para passarem despercebidos. Isso mostra a necessidade de reforçar medidas de monitoramento nesses períodos do dia”.

No âmbito nacional, o estudo aponta que o Sudeste lidera as tentativas de fraude, concentrando 63% delas. São Paulo e Rio de Janeiro são responsáveis por 50% dessas tentativas. Porém, São Paulo registrou um aumento, passando de 40% em 2023 para 41% em 2024, enquanto o Rio de Janeiro apresentou queda, de 15% para 11% no mesmo período.

Na região Sul, apesar da queda nas vendas em 2024, o estudo constatou um aumento de 11% nas tentativas de fraude, com o Paraná respondendo por 5% delas. No Nordeste, Bahia e Ceará continuam sendo os estados com maior incidência, representando 3%, o mesmo percentual de 2023. Por fim, a região Norte apresentou o menor índice do país, com 6% – devido ao menor volume de vendas no e-commerce.